"Vaidoso e ridículo". Mourinho visado em Inglaterra após 'usar' Eusébio

  • 19/02/2026

José Mourinho voltou a ser alvo de mais críticas depois de ter apontado o dedo a Vinícius Júnior pela forma como celebrou o golo marcado na partida entre Benfica e Real Madrid (0-1), relativa à 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. O treinador português acusou o craque brasileiro de ter provocado os adeptos e na hora de abordar o alegado insulto racista dirigido por Gianluca Prestianni a Vinícius recordou que o jogador merengue tem um longo historial em casos semelhantes. 

 

Ora, esta postura adotada por Mourinho depressa começou a dar que falar e de Inglaterra não têm faltado vários ataques. 

Após Jamie O'Hara, Jamie Carragher e Clarence Seedorf terem criticado o treinador do Benfica, foi a vez de Oliver Brown através de um longo artigo de opinião.

O jornalista do Telegraph até começa por destacar o lado "mais cativante" de Mourinho, mas depressa questiona a credibilidade de Mourinho. 

"Apesar de ser uma figura imprevisível, propensa a explosões de raiva à menor provocação, José Mourinho tem o hábito de despertar nostalgia. A sua reação no mês passado ao golo de Anatoly Trubin, guarda-redes do Benfica, aos 98 minutos contra o Real Madrid - celebrando com um soco no ar junto de um apanha bolas de 14 anos com quem se havia esbarrado no meio à confusão do Estádio da Luz - foi o exemplo perfeito", começa por escrever Oliver Brown, antes de enumerar várias críticas. 

"Excêntrico, apaixonado e espontâneo, Mourinho mostrou o seu lado mais cativante. Infelizmente, bastaram três semanas, e um jogo a eliminar da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, marcado por acusações de racismo contra Vinícius Júnior, para que ele voltasse ao seu estilo vaidoso e ridículo", apontou o jornalista britânico. 

Oliver Brown também coloca em causa o argumento usado por Mourinho, que lembrou Eusébio, dizendo que o treinador de 63 anos "resvalou perigosamente para a defesa do tipo: 'Alguns dos meus melhores amigos são negros'".

Por fim, o jornalista do Telegraph fecha o longo artigo de opinião com mais um ataque a Mourinho, considerando contraditório o técnico do Benfica pedir respeito na forma como os outros celebram. Ao mesmo tempo Brown também não deixa de recordar a "implacável perseguição de Mourinho aos árbitros". 

"Afinal, Mourinho é conhecido pela contenção quase angelical na forma como celebra, reagindo a cada êxito com autênticas lições de humildade. Foi essa corrente subterrânea de malevolência que voltou a vir ao de cima esta semana, nas suas declarações sobre Vinícius Júnior celebrar de forma demasiado exuberante. A hipocrisia foi tão descarada que parecia que José Mourinho estava a gozar consigo próprio", afirma, antes de finalizar.

"No fundo, é esse o problema quando se tenta encontrar significado neste mais recente episódio. Embora Mourinho sempre tenha sido um provocador profissional, tornou-se impossível levá-lo mais a sério", conclui Oliver Brown. 

Afinal, o que disse Mourinho? 

Vale a pena recordar as palavras proferidas por Mourinho na sala de imprensa do Estádio da Luz, instantes após a derrota com o Real Madrid. O treinador das águias disse querer adotar uma postura "mais equilibrada" ao comentar o caso de alegado racismo, mas acabou por criticar Vinícius Júnior. 

"Eu já falei na zona de entrevistas rápidas e queria ser mais equilibrado e mais independente do que Álvaro [Arbeloa] e Kylian [Mbappé]. Falei com o Vinícius, que me disse uma coisa, e falei com o Prestianni, que me disse outra coisa. Eu poderia ser parcial e dizer que só acredito no que o Prestianni me disse, mas quero ser equilibrado e dizer que neste mundo do futebol, e nas coisas que acontecem no relvado, eu tento ser sempre um pouco mais equilibrado e não quero dizer que o Vinícius é um mentiroso e que o Prestianni é um miúdo incrível", começou por dizer Mourinho, prosseguindo com a sua análise. 

"Eu não queria dizer isso e não quero dizer isso. Álvaro optou por uma perspetiva diferente, Kylian optou por uma perspetiva diferente, eu não quero entrar por aí. A única coisa que digo eu é que passa em tantos estádios sempre com o mesmo, há alguma coisa... Ao Vinícius, no campo, disse-lhe: 'Marcaste um golo do outro mundo, por que festejas assim? Por que não celebras como celebrava Di Stéfano, Pelé ou Eusébio? Por que não celebras o golo só com a alegria de ser um jogador do outro mundo?' Acontece sempre com o mesmo, é a única coisa que não me entra", rematou. 

Recorde-se que a UEFA já iniciou uma investigação ao caso de alegado racismo na Luz. O craque brasileiro acusa o jogador do Benfica de lhe ter chamado mono [macaco] e Prestianni incorre numa pena de 10 jogos de suspensão, caso se confirme o alegado insulto racista. 

"Repugnante" e "hipócrita". Mourinho arrasado por apontar dedo a Vinícius

Jamie O'Hara, Jamie Carragher ou Clarence Seedorf foram algumas das vozes que se levantaram contra a postura adotada por José Mourinho, que havia lamentado que Vinícius Júnior tenha festejado de forma provocatória frente ao Benfica.

Francisco Amaral Santos | 10:54 - 18/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2941659/mourinho-novamente-visado-vaidoso-e-ridiculo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes