Vai divorciar-se? Saiba como explicar o que vai mudar ao seu filho
- 13/01/2026
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) publicou esta terça-feira um vídeo para ajudar pais e demais cuidadores a explicar o divórcio às crianças.
Num comunicado enviado às redações, a OPP explicou que viu a necessidade de lançar um novo vídeo "destinado a apoiar pais, mães e outros cuidadores" tendo em conta um "contexto em que as separações e reorganizações familiares são cada vez mais frequentes". Por isso mesmo, em situações em que há menores envolvidos, importa proteger "o seu bem-estar emocional".
No vídeo, com 3:21, a ordem visa responder às seguintes perguntas:
- "Porque é que as pessoas se divorciam?
- Os meus pais divorciaram-se. Será que a culpa é minha?
- O pai e a mãe podem deixar de gostar de nós quando se divorciam?
- Se os pais se divorciaram, o que vai mudar na minha vida?
- E se eu me sentir muito triste ou muito zangado com o divórcio dos meus pais?"
A OPP aconselha a que todos os cuidadores falem abertamente, "de forma honesta e adequada ao seu desenvolvimento" com as crianças envolvidas no processo. Isto, dizem, é "essencial para reduzir sentimentos de culpa, insegurança ou medo" e contribui para "uma adaptação mais saudável às mudanças familiares".
Veja o vídeo na íntegra aqui.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que em 2024 houve 16.140 divórcios. Em termos práticos, em cada 100 casamentos cerca de 30 terminam em divórcio: ou seja, três em cada 10.
Leia Também: Afinal, o que muda no IRS depois do divórcio? E a pensão de alimentos?













