Uvas Michelin: Estão a chegar os prémios para os melhores vinhos
- 05/12/2025
Certamente que conhece as estrelas Michelin, as distinções que são dadas aos melhores restaurantes do mundo. No próximo ano vão chegar as Uvas Michelin. Trata-se de uma nova categoria de prémios da Michelin que tem o objetivo de distinguir vinhos e produtores. Borgonha e Bordéus são as primeiras regiões em destaque nestes prémios.
O anúncio foi feito pela Michelin através de um comunicado partilhado no website. “Após guiar os amantes da gastronomia para as melhores mesas em mais de 70 destinos, e para alojamentos excecionais em todo o mundo, o Guia Michelin tem o prazer de inaugurar um novo capítulo com o universo do vinho”, revela Gwendal Poullennec, diretor internacional do Guia Michelin.
“Esta nova referência é dirigida tanto aos neófitos curiosos, como aos especialistas apaixonados, e destaca as mulheres e os homens que, em todo o mundo, dão forma, com talento e exigência, as adegas de hoje e de amanhã”, continua.
Leia Também: Estes são os 10 melhores restaurantes do mundo, segundo a La Liste
Uvas Michelin distinguem os melhores vinhos
Tal como nos restaurantes, são três as categorias. Com Uma Uva são distinguidos “produtores de grande qualidade, que elaboram vinhos com carácter e estilo, especialmente bem-sucedidos nas melhores colheitas”. Já no caso das Duas Uvas são “produtores de excelência, distinguidos por uma qualidade e por uma consistência notáveis na sua região.”
Por fim, as Três Uvas vão para “produtores de exceção. Seja qual for a colheita, os amantes do vinho podem confiar em pleno nas produções da adega”. Serão cinco os critérios que serão avaliados para chegar às distinções: qualidade da agronomia, especialização técnica, identidade, equilíbrio e constância.
“Os vinhos são avaliados em várias colheitas, a fim de verificar a sua constância em termos de qualidade, inclusive em anos difíceis. O Guia destaca os vinhos que ganham em qualidade com o passar do tempo”, explicam em comunicado.
Bordéus e Borgonha no arranque dos prémios
Da mesma forma como acontece com os restaurantes, aqui serão também inspetores especializados que farão a seleção e vão encontrar as melhores referências. A primeira edição das Uvas Michelin chega já em 2026 e com destaque para as regiões de: Bordéus e Borgonha.
“A região de Bordéus impôs-se, ao longo dos séculos, como um ator histórico no mundo do vinho. As suas grandes adegas, e a sua reputação, ultrapassam as fronteiras de Franã. Terra de prestígio e de inovação, Bordéus combina tradição e projeção internacional.”
Já no caso da Borgonha, “as suas propriedades familiares, de dimensão humana, são um testemunho de uma tradição de rigor e dedicação em cada etapa da produção. A transmissão de conhecimentos e a história moldam a identidade local, e fazem a fama de Borgonha em todo o mundo”.
O vinho já há alguns anos que fazia parte de algum destaque dado pela Michelin noutros prémios. Por exemplo, desde 2004 que apresentam restaurantes com harmonizações de qualidade através de um ícone específico. Já em 2019 foi criado o prémio para sommelier.
Estrelas Michelin em Portugal
Durante a gala Michelin, apresentada por Marta Leite Castro no início de 2025, oito novos restaurantes foram distinguidos com uma estrela Michelin. Já os que tinham duas estrelas conseguiram mantê-las.
Portugal conta agora com um total de 46 restaurantes 'estrelados'. No entanto, ninguém conseguiu conquistar as três estrelas. Se por um lado, Marlene Vieira, a chef do Marlene, em Lisboa, conseguiu a tão aguardada distinção, tornando-se a primeira mulher em mais de 30 anos a receber uma estrela a solo. Por outro, Ljubomir Stanisic perdeu a estrela que tinha no 100 Maneiras, em Lisboa.
E quando será a próxima gala Michelin em Portugal?
Por enquanto, ainda não existe uma data fechada, mas o destino já está escolhido: Funchal, na Madeira. Sabe-se também que será em março de 2026. Já em 2027, segundo o Turismo Centro de Portugal, a gala irá realizar-se no centro do país.














