Urgências dos privados com aumento de 20% na procura entre Natal e Ano Novo

  • 07/01/2026

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, afirmou que é "um acréscimo muito significativo" da atividade, mas ressalvou não ser "algo inédito, nem inesperado".

 

"Sabemos que entre finais de dezembro e o mês de janeiro costuma haver um pico bastante significativo de idas às urgências, o que é reforçado quando temos invernos mais frios e chuvosos e, portanto, com uma maior incidência de problemas respiratórios", afirmou o responsável.

Segundo o presidente da APHP, o aumento, em termos médios, de 20% da procura dos serviços de urgência, entre 22 e 31 de dezembro, deve-se em primeiro lugar a um inverno com baixas temperaturas, mas também à expansão da rede de hospitais privados.

"A primeira causa clara tem a ver com o inverno e com as baixas temperaturas e, portanto, há um maior recurso às urgências, seja do lado do público, seja do lado do privado", comentou.

No caso da hospitalização privada, a atividade "tem crescido de forma bastante substancial" nos últimos anos: "Temos mais hospitais (...) e em mais sítios do país, de norte a sul, e na região autónoma da Madeira e dos Açores. Portanto, é natural que tenhamos hoje bastante mais pessoas do que aquelas que tínhamos, há cinco ou 10 anos", vincou.

Óscar Gaspar aproveitou para reforçar a importância da informação aos utentes sobre os tempos de espera nos serviços de urgência privados, seja para adultos ou pediatria, informando que estão disponíveis nos 'sites' dos diversos hospitais.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, o presidente da associação apelou à população para que se informe dos tempos de espera antes de recorrer às urgências, embora frisando "não são dramáticos".

"Na maior parte dos hospitais e das zonas do país, o tempo de espera é entre uma e uma hora e meia, no caso dos adultos, bastante menos na pediatria", mas de qualquer é importante ter essa consciencialização, sublinhou.

Sobre outros serviços privados, como médicos ao domicílio, Óscar Gaspar disse não ter dados sobre a procura, mas a perceção é que tem havido "um crescimento significativo".

Leia Também: Sindicato revela demissão no Amadora-Sintra após "situação crítica"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2915191/urgencias-dos-privados-com-aumento-de-20-na-procura-entre-natal-e-ano-novo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes