Urgência do Amadora/Sintra estreia projeto-piloto para reduzir espera

  • 23/12/2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra anunciou hoje que se trata de um projeto inovador que introduz um novo circuito para doentes triados com pulseiras azul, verde e amarela, denominado "Via Integrada de Atendimento".

 

A iniciativa assenta na utilização de "algoritmos clínicos baseados em evidência científica", permitindo acelerar o diagnóstico e o tratamento inicial destes doentes e contribuindo para a melhoria da experiência dos utentes, dos indicadores de qualidade e do funcionamento do Serviço de Urgência Geral, segundo a ULS.

"Após a Triagem de Manchester, os utentes elegíveis recebem adicionalmente uma pulseira dourada" e são "convidados a responder a um questionário" no telemóvel ou num quiosque disponível no serviço, com um tempo médio de preenchimento de 10 a 15 minutos.

De acordo com a mesma fonte, a informação recolhida é "automaticamente analisada pelo sistema", originando uma "nota clínica estruturada" e uma proposta de plano de tratamento para validação médica.

"Sempre que necessário, os doentes são encaminhados diretamente para exames complementares de diagnóstico ou terapêutica, antes da primeira observação médica", especificou a unidade, que afirma ser a primeira ULS do país a implementar o modelo de Via Integrada de Atendimento de forma "totalmente integrada com o software da urgência e acessível a todos os médicos".

O sistema foi elaborado com recurso a Inteligência Artificial para criar automaticamente uma nota clínica de apoio à decisão médica e embora se encontre numa fase inicial, estima-se uma redução de até uma hora no tempo de permanência dos doentes no serviço de urgência.

O projeto-piloto decorre até ao final de janeiro, entre as 10:00 e as 20:00, prevendo-se que, após a avaliação dos resultados, possa ser alargado progressivamente o horário de funcionamento, até à eventual disponibilização 24 horas por dia.

Cerca de 85% dos utentes da urgência geral poderão beneficiar deste novo circuito, afirmou a ULS.

A ULS Amadora/Sintra é a maior urgência da Área Metropolitana de Lisboa e a quarta maior a nível nacional, com cerca de 450 atendimentos de adultos por dia, aproximadamente 350 no Hospital Fernando Fonseca (HFF) e 100 no Hospital de Sintra (HS).

Abrange a população dos concelhos de Amadora e de Sintra, num total de cerca de 570.000 habitantes, sendo uma das unidades com tempos de espera mais elevados no país.

Leia Também: Brasileira desaparecida na Amadora encontrada morta. Suspeita detida

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2909134/urgencia-do-amadorasintra-estreia-projeto-piloto-para-reduzir-espera#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes