UNICEF pede libertação "imediata" das crianças detidas nos protestos no Irão

  • 19/02/2026

O diretor regional da UNICEF para o Médio Oriente e Norte de África, Edouard Beigbeder, mostrou a sua "profunda preocupação pelas informações que indicam que os menores detidos continuam presos".

 

Por isso, "apelamos ao fim da detenção de crianças em todas as suas formas e à libertação imediata das crianças detidas no Irão após os recentes distúrbios públicos. A República Islâmica do Irão é parte da Convenção sobre os Direitos da Criança e tem a obrigação de respeitar, proteger e garantir os direitos das crianças", afirmou.

Edouard Beigbeder pediu também "um acesso imediato e independente" a todas as crianças presas.

"Embora não seja possível verificar o número exato de crianças atualmente detidas nem em que condições se encontram, instamos a que se garanta um acesso imediato e independente a todas as crianças presas para avaliar a sua situação, tratamento e bem-estar", disse, segundo um comunicado.

O responsável da Unicef destacou que o impacto destas detenções "está documentado" nas crianças.

"Não são adultos pequenos, pelo que requerem cuidado especial. A privação de liberdade tem consequências permanentes para o seu desenvolvimento, mas também para o futuro da sociedade como um todo", sublinhou.

Por isso, defendeu que "as crianças privadas de liberdade devem ser tratadas com humanidade e dignidade, e devem poder manter contacto regular com as suas famílias".

"Estas são obrigações vinculativas ao abrigo do direito internacional e devem ser respeitadas em todos os momentos", frisou Edouard Beigbeder.

 Teerão confirmou até agora a morte de mais de 3.000 pessoas, maioritariamente civis e membros das forças de segurança, nos protestos, que surgiram para denunciar a crise económica e o agravamento da qualidade de vida.

No entanto, ONGs como a Human Rights Activists, com sede nos Estados Unidos, elevaram o número de mortos para mais de 7.000, segundo o seu último balanço.

Leia Também: Pelo menos 15 crianças mortas e dez feridas num ataque no Cordofão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2942260/unicef-pede-libertacao-imediata-das-criancas-detidas-nos-protestos-no-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes