União Europeia lamenta mortes em colisão de barcos na Grécia
- 04/02/2026
O último balanço oficial de vítimas do incidente, ocorrido perto da ilha grega de Chios, é de 15 mortos.
"Estamos a par deste incidente perto da costa da ilha de Chios e estamos a acompanhar a situação de perto", afirmou o porta-voz da Comissão Europeia com a pasta da Justiça e Estado de Direito, Markus Lammert, na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas.
O porta-voz referiu que houve uma "operação de busca e salvamento" que foi feita durante a noite e foi aberta uma "investigação para estabelecer os factos e determinar as circunstâncias do incidente".
"Estamos em contacto estreito com as autoridades gregas e, nesta ocasião, deixem-me sublinhar algo que nunca é demais referir: qualquer vida perdida no mar é uma tragédia", disse.
Markus Lammert defendeu que "demasiadas pessoas arriscam e perdem as suas vidas" nas mãos de "contrabandistas de imigrantes" e frisou que a União Europeia (UE) está a trabalhar para evitar esse tipo de situações.
"É também por isso que o nosso trabalho com os nossos países parceiros é tão importante", afirmou.
O acidente aconteceu na noite de terça-feira, na costa leste de Chios, no Mar Egeu, quando "o piloto de uma lancha rápida sem luzes de navegação e com passageiros estrangeiros a bordo não obedeceu aos sinais luminosos e sonoros da guarda costeira", avançaram as autoridades gregas em comunicado hoje divulgado.
"Em vez disso, o piloto deu meia-volta e a embarcação colidiu com o lado estibordo do navio da guarda costeira", adiantou o comunicado, acrescentando que "a força do impacto fez com que a embarcação se virasse e afundasse".
Logo na noite de terça-feira, a guarda costeira conseguiu recuperar quatro corpos, mas o número de mortos aumentou rapidamente.
Catorze pessoas foram encontradas mortas na água, incluindo três mulheres. Uma quarta mulher, que estava entre os 25 feridos levados para o hospital em Chios, acabou por sucumbir, segundo um comunicado da guarda costeira.
Entre os feridos contam-se 11 crianças e dois membros da guarda costeira, que foram levados para o hospital em Chios, segundo a mesma fonte.
O número total de migrantes que estava a bordo da embarcação ainda não é conhecido, sendo que está em curso uma operação de resgate na costa de Chios, envolvendo cinco lanchas de patrulha e um helicóptero da polícia portuária, para encontrar os desaparecidos.














