União de Leiria assume "impacto significativo" em toda a atividade

  • 11/02/2026

Numa informação dirigida a sócios e adeptos, o clube reconhece que a tempestade do dia 28 de janeiro teve "um impacto significativo" em todas as modalidades, pela destruição de infraestruturas e equipamentos e perturbação do normal funcionamento da atividade.

 

A equipa profissional de futebol, nona na II Liga, foi forçada a adiar o encontro com o Paços de Ferreira, previsto para 01 de fevereiro, depois de o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa ter sofrido graves danos estruturais.

"Apesar de ser municipal e de não representar um prejuízo direto para o clube e para a SAD, inviabiliza o regresso do 'staff' ao trabalho e a realização dos jogos em casa", assinalam os responsáveis.

O Centro de Treinos da Bidoeira, a cerca de 18 quilómetros de Leiria, onde a equipa habitualmente treina, "ficou destruído", com "elevados danos na infraestrutura" e "estragos em vários equipamentos especializados".

Sem campos, a equipa tem procurado retornar aos treinos, "ainda que parcialmente", através de "um estágio especial em Lisboa, para acolher todos os jogadores do plantel e as respetivas famílias diretas que não tinham alternativa".

Na última semana e meia, a equipa orientada por Fábio Pereira treinou na Cidade do Futebol, em Oeiras, cedida pela Federação Portuguesa de Futebol, e também no centro de treinos do Sporting e nas instalações do Alverca.

Com algumas condições restabelecidas na Bidoeira, esta semana tenta-se regressar, "tarefa particularmente difícil devido aos múltiplos constrangimentos existentes", incluindo "a falta de eletricidade".

Entretanto, hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou o União de Leiria - FC Porto B, da 22.ª jornada da II Liga, vai disputar-se no domingo, no Estoril, devido aos estragos no recinto dos leirienses.

A alteração representa "uma despesa indireta adicional, além da desvantagem clara para a equipa e para os sócios e adeptos unionistas", reconhece-se no comunicado.

O impacto do mau tempo também afeta o futebol de formação, com danos graves na Academia União de Leiria, em Santa Eufémia. "O mais difícil de recuperar será todo o sistema de iluminação do campo", o que impede "qualquer previsão para a retoma dos treinos".

A única atividade reativada é a do futebol feminino e das equipas de formação nos campeonatos nacionais - sub-23, juniores, juvenis e iniciados. Um desafio que implica "dificuldades diárias", recorrendo a campos emprestados ou alugados e adiamentos ou inversão de jornadas, para jogar sempre fora.

Nas restantes modalidades, "o futsal vê a sua temporada seriamente comprometida", com a destruição do Pavilhão dos Parceiros, enquanto o basquetebol vive "semanas de grande incerteza", porque os três pavilhões utilizados estão encerrados por tempo indeterminado.

Na nota divulgada, a União de Leiria frisa estar "longe de ser um caso isolado", porque "toda a região foi duramente atingida pela depressão Kristin", com "impactos devastadores em comunidades, empresas, parceiros, instituições e no movimento associativo e desportivo".

"Muitos clubes, colegas e agentes do desporto local enfrentam prejuízos elevados e, em alguns casos, situações de verdadeira tragédia", lamentam os dirigentes da União, salientando que o momento "exige união, solidariedade e um esforço coletivo".

Dezasseis pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A 16.ª vítima é um homem de 72 anos que caiu no dia 28 de janeiro quando ia reparar o telhado da casa de uma familiar, no concelho de Pombal, e que morreu em 10 de fevereiro, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

União de Leiria muda jogo com FC Porto B para Estoril devido ao mau tempo

União de Leiria muda jogo com FC Porto B para Estoril devido ao mau tempo

O encontro União de Leiria-FC Porto B, da 22.ª jornada da II Liga de futebol, vai disputar-se no Estoril, devido aos estragos causados pelo mau tempo no recinto dos leirienses, anunciou hoje a Liga de clubes.

Lusa | 15:37 - 11/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2937916/uniao-de-leiria-assume-impacto-significativo-em-toda-a-atividade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes