UNESCO: Inteligência Artificial ameaça baixar receitas no setor cultural

  • 18/02/2026

O relatório "Re|Shaping Policies for Creativity", lançado hoje em Paris, "analisa um panorama cultural em rápida evolução, moldado pela transformação digital, pela Inteligência Artificial (IA), pela alteração das dinâmicas do comércio global e pelo agravamento das ameaças à liberdade artística", revela a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), em comunicado.

 

O documento congrega dados de mais de 120 países sobre a evolução do setor cultural e criativo, aponta para a necessidade de políticas mais fortes para proteger os criadores face ao aumento das desigualdades.

Segundo o relatório, o impacto da inteligência artificial generativa poderá traduzir-se, até 2028, em perdas de receitas de 24% para criadores de música e de 21% para criadores do setor audiovisual.

Receia ser trocado por IA? Este medo já tem nome (e tratamento)

Receia ser trocado por IA? Este medo já tem nome (e tratamento)

Um estudo publicado na revista científica Cureus sugere que este medo resulta em “sofrimento psicológico e existencial que pode ser vivenciado pelos indivíduos que enfrentam a ameaça ou a realidade do desemprego devido à Inteligência Artificial”.

Miguel Patinha Dias | 11:26 - 18/02/2026

Atualmente, as receitas digitais representam 35% do rendimento dos criadores, face a 17% em 2018, assinalando uma mudança estrutural acompanhada de instabilidade de rendimentos e maior exposição a infrações de propriedade intelectual.

A UNESCO sublinha que, embora as indústrias culturais e criativas sejam cada vez mais reconhecidas como motores de crescimento económico, coesão social e desenvolvimento sustentável, os seus sistemas de apoio "permanecem frágeis e desiguais".

Segundo o relatório, 85% dos países analisados incluem as indústrias culturais e criativas nos planos nacionais de desenvolvimento, mas apenas 56% definem objetivos culturais específicos, o que demonstra uma "discrepância entre compromissos gerais e ações".

O comércio global de bens culturais duplicou para 254 mil milhões de dólares em 2023, com 46% das exportações provenientes de países em desenvolvimento. No entanto, estes representam pouco mais de 20% do comércio mundial de serviços culturais, "refletindo crescentes disparidades à medida que os mercados mudam para formatos digitais".

G7. Presidência francesa pede contributos sobre efeitos de IA em crianças

G7. Presidência francesa pede contributos sobre efeitos de IA em crianças

A presidência francesa do G7, grupo dos sete países mais ricos, lançou hoje um apelo internacional para contributos científicos sobre os riscos e vulnerabilidades decorrentes da utilização generalizada da inteligência artificial (IA) generativa em crianças.

Lusa | 11:31 - 18/02/2026

A UNESCO alerta ainda que o financiamento público direto para a cultura permanece abaixo de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) a nível global e que continua em declínio.

A existência de uma "barreira de vistos" persistente é outro dos entraves à mobilidade artística, já que 96% dos países desenvolvidos apoiam a mobilidade de saída, mas apenas 38% facilitam a entrada de artistas oriundos de países em desenvolvimento.

O relatório revela ainda que nos países desenvolvidos 67% das pessoas detêm competências digitais essenciais, enquanto nos países em desenvolvimento se ficam pelos 28%.

Além disso, apenas 48% dos países estão a desenvolver estatísticas para monitorizar o consumo cultural digital, o que limita a criação de respostas políticas eficazes.

A UNESCO manifesta preocupação face às "ameaças crescentes à liberdade artística" e à "segurança dos criadores", alertando que apenas 61% dos países dispõem de organismos independentes de monitorização da liberdade artística e que só 37% referem iniciativas para proteger os profissionais da cultura em contextos de instabilidade política, conflito ou deslocação.

O relatório assinala também que o progresso em direção à igualdade de género continua desigual, pois "embora a liderança feminina em instituições culturais nacionais tenha aumentado globalmente - de 31% em 2017 para 46% em 2024 -, persistem disparidades significativas: as mulheres representam 64% dos líderes nos países desenvolvidos, mas apenas 30% nos países em desenvolvimento".

Petição com 22 mil assinaturas quer salvar um modelo de IA do ChatGPT

Petição com 22 mil assinaturas quer salvar um modelo de IA do ChatGPT

A OpenAI anunciou esta semana a decisão de descontinuar o GPT-4o e outros dos seus modelos de Inteligência Artificial, levando os utilizadores do ChatGPT a recorrerem a uma petição já criada para tentar impedi-lo.

Miguel Patinha Dias | 10:21 - 18/02/2026

"Os quadros políticos continuam frequentemente a posicionar as mulheres principalmente como consumidoras culturais, em vez de as apoiar como criadoras e líderes nos setores culturais e criativos", acrescenta o documento.

"O relatório Re|Shaping Policies for Creativity da UNESCO, uma referência global há uma década, apela a um apoio renovado e reforçado aos artistas e profissionais da cultura, à medida que a IA e as transformações digitais remodelam as indústrias criativas, oferecendo um plano com mais de 8.100 medidas políticas", adotadas no âmbito da Convenção de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, afirmou Khaled El-Enany, diretor-geral da UNESCO, citado no comunicado.

Esta é a quarta edição do relatório, publicado com o apoio do Governo da Suécia e da Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

A UNESCO afirma ter apoiado mais de 100 países na conceção ou reforma de políticas culturais e financiado 164 projetos em 76 países do Sul global, através do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural.

Leia Também: Apple prepara 3 produtos de IA. Entre eles estão um pingente e óculos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2941273/unesco-inteligencia-artificial-ameaca-baixar-receitas-no-setor-cultural#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes