"Uma simples nota musical tem o poder de mudar o mundo"

  • 01/01/2026

O maestro Martim Sousa Tavares é um nome incontornável no panorama artístico português, conhecido pela sua paixão em descomplicar e celebrar a beleza da música e das artes.

 

Após anos a dirigir orquestras e a conceber espetáculos, o maestro, que nasceu em 1991, em Lisboa, aventurou-se agora noutras paragens criativas, lançando o seu primeiro livro infantil, "O Rei Com Música na Cabeça".

Este novo projeto literário marca uma curiosa transição — da complexidade das pautas musicais para a simplicidade e a imaginação do conto.

Por e-mail, Martim Sousa Tavares respondeu a várias perguntas do Notícias ao Minuto sobre os seus mais recentes projetos. Revelou que a escrita para os mais novos é, em parte, o abraçar de uma tradição familiar, sendo a terceira geração a dedicar-se a este universo.

O que motivou o neto da escritora Sophia de Mello Bryner e do advogado Francisco Sousa Tavares e filho dos jornalistas Miguel Sousa Tavares e Laurinda Alves foi, contudo, a vontade de explorar a fundo um conceito intrigante e, para ele, até "cómico": o poder quase ilimitado de uma simples nota musical.

Além do mundo das letras, o diretor artístico, que também apresenta programas na televisão, na rádio e em podcast, está ainda de regresso aos palcos com um novo espetáculo: "Ponto de Fuga". Este stand-up artístico e autobiográfico que já anda a viajar pelo país é um "grande elogio à beleza e à descoberta das coisas belas".

Lançou recentemente o livro infantil "O Rei Com Música na Cabeça". Como surgiu esta ideia de abraçar o mundo da literatura infantil? Revelou recentemente que faz parte quase de uma tradição familiar...

Sim, sou neste momento a terceira geração consecutiva a escrever livros para a geração abaixo da minha. Mas o verdadeiro motivo para escrever foi ter desejado explorar este tema, para mim cómico e intrigante, sobre o poder de uma simples nota musical. Levado ao extremo, podemos mesmo dizer que uma simples nota tem o poder de mudar o mundo.

Porquê?

Com muita imaginação à mistura, uma simples nota musical tem muito poder. Mas em termos práticos do dia-a-dia, infelizmente, um detalhe tão pequenino nunca faria manchetes em lado nenhum. Por isso é que é tão importante termos os livros, onde podemos viver histórias que fora deles seriam impossíveis. 

Estreou recentemente também o seu novo espetáculo "Ponto de Fuga" que  está já a correr o país e que vamos poder ver (e ouvir) em Lisboa no próximo mês de março. O que traz este espetáculo autobiográfico?

O "Ponto de Fuga" é um espectáculo sobre a importância da beleza, das histórias, das pessoas e da forma como estas enriquecem a nossa vida. O formato é um stand-up, na medida em que estarei a apresentá-lo em palco, e está dividido em cinco segmentos, cada qual intercalado por música ao vivo que vai sendo tocada tanto por mim como pelo João Barradas, sendo que no fim acabamos a tocar em duo. Para além da música ao vivo, o espectáculo conta com passagens pelo cinema e a poesia, traçando um arco que tanto tem momentos para rir como para se ficar comovido, num grande elogio à beleza e à descoberta das coisas belas.

E porquê o nome "Ponto de Fuga"?

É um espectáculo que projecta nas pessoas a ideia de serem o nosso ponto de fuga na vida. São elas quem mais nos dá sentido de perspectiva e que se projectam enquanto ingredientes da nossa própria construção. 

Como foi a experiência de passar da pauta para as linhas de um livro? Deixou a porta aberta para mais livros?

Escrevo quase diariamente, por motivos profissionais, desde 2018. Sejam guiões para a rádio ou televisão, sejam textos sobre música, ou outras coisas. O acto da escrita é tão natural como o da leitura. E claro que sim, mais livros virão na minha vida, tal como hei de continuar a inventar música e outros formatos para que as pessoas se apaixonem pela beleza da arte.

Já contou a história à sua filha?

A minha filha foi a primeira a ouvi-la cá em casa, mas tinha na altura 6 meses e por isso creio que não registou grande coisa. Mas tinha vontade de colocar o livro na boca, o que tomo como um sinal de que lhe deu prazer! [risos]

Acha que a sua avó ficaria orgulhosa de o ver também a escrever?

Tenho duas avós. Uma, felizmente, está viva e transborda de orgulho. A outra não está viva mas continua presente, e quero acreditar que ficaria feliz de saber que sou feliz. É só isso que se pede.

Leia Também: "Nasceste em 2007 ou 2008"? Cheque-livro disponível a 2 de janeiro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2911575/uma-simples-nota-musical-tem-o-poder-de-mudar-o-mundo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes