"Uma figura singular do jornalismo". Marcelo recorda Constança Cunha e Sá

  • 02/12/2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou esta terça-feira a morte de Constança Cunha e Sá, recordando-a como "uma figura singular do jornalismo português".

 

Numa nota no site da Presidência, acrescentou ainda que a jornalista "deixa uma memória indelével em todos quantos com ela tiveram o privilégio de trabalhar e de privar".

O comunicado recordou também o percurso profissional de Constança Cunha e Sá, dizendo que a também comentadora política iniciou "a sua carreira aos 29 anos na Revista Sábado, tendo passado pelo semanário O Independente, o Diário Económico e pela TVI, onde foi editora de política e comentadora".

"Mulher de grande carácter, inteligência e rigor, destacou-se pela sua independência de pensamento e por um constante sentido de responsabilidade cívica", acrescentou ainda.

Por fim, "o Presidente da República apresenta à sua família as mais sentidas condolências".

Constança Cunha e Sá, recorde-se, morreu aos 67 anos. A informação foi avançada pela CNN e confirmada ao Notícias ao Minuto, que sabe que a jornalista estava doente.

Para além do Presidente da República, também o ministro dos Negócios Estrangeiros reagiu à morte de Constança Cunha e Sá.

No X, Paulo Rangel escreveu: "Constança Cunha e Sá. Inteligente, culta, frontal, com tanta ironia quanto exigência. Nela encarnou o escrúpulo jornalístico. Amava a vida em e com todas as contradições. Humana, demasiado humana para o nosso tempo - o tempo da artificial inteligência. Adeus, Constança".

Da mesma forma, também José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, onde a jornalista trabalhou durante mais de vinte anos, reagiu à morte de Constança Cunha e Sá. Numa nota de pesar enviada às redações recordou o contributo da comunicadora e comentadora na estação. 

"É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Constança Cunha e Sá", começou por dizer.

"Constança foi uma voz firme e respeitada do jornalismo português, sempre clara e corajosa na análise. A sua presença na nossa estação, e no debate público em geral, representou sempre um compromisso com a verdade e com a independência editorial", considerou o diretor-geral da estação de Queluz de Baixo.

E acrescentou: "A todos quantos com ela conviveram, especialmente familiares, amigos e colegas de profissão, transmito as mais sentidas condolências".

Morreu Constança Cunha e Sá. Jornalista tinha 67 anos

Morreu Constança Cunha e Sá. Jornalista tinha 67 anos

A jornalista e comentadora política Constança Cunha e Sá faleceu aos 67 anos. A jornalista, que passou pela Sábado, O Independente e, mais recentemente, pela TVI, estava doente.

Carolina Pereira Soares | 09:30 - 02/12/2025

Leia Também: Morreu Constança Cunha e Sá. Jornalista tinha 67 anos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2897987/uma-figura-singular-do-jornalismo-marcelo-recorda-constanca-cunha-e-sa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes