Um terço das vagas para formação especializada por preencher a um dia do fim

  • 28/11/2025

Em comunicado, a FNAM indica que estão por preencher 765 vagas e que a região de Lisboa e Vale do Tejo é a mais afetada, continuando "incapaz de fixar médicos" por falta de condições no terreno.

 

As vagas por preencher, segundo os dados da FNAM, concentram-se em área estruturantes para o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como a Medicina Geral e Familiar (386), Medicina Interna (132), Patologia Clínica (51), Saúde Pública (42), Medicina Intensiva (37) e Medicina de Urgência e Emergência (17).

As vagas por preencher em Medicina Geral e Familiar (MGF) representam mais de metade (51%) do total de vagas.

Dos lugares abertos em Medicina Geral e Familiar estão ainda vagos 56%, em Medicina Interna faltam preencher 65%, em Patologia Clínica 91%, em Medicina Intensiva 50% e em Medicina de Urgência e Emergência 55%.

A FNAM lembra ainda que 283 dos 2.375 candidatos já rescindiram com o SNS, considerando esta decisão dos médicos "um aviso sério".

"Estes médicos desistiram antes de sequer escolherem especialidade, porque o SNS lhes oferece precariedade, sobrecarga e ausência de perspetiva de carreira", sublinha.

Os médicos internos são 11.000, um terço dos médicos do SNS, e sustentam diariamente serviços inteiros, "muitas vezes sozinhos em urgências, expostos, desprotegidos e obrigados a assumir responsabilidades que não correspondem ao seu estatuto", recorda a estrutura sindical.

A FNAM diz que a situação tem vindo a piorar e lembra um estudo da Ordem dos Médicos, publicado em 2023, que concluía que 25% dos internos estavam em 'burnout' e 55% em risco.

Perante este cenário, a FNAM considera urgente a reintegração do Internato Médico como primeira categoria da carreira médica, a valorização do médico interno como trabalhador e formando com condições dignas e formação de qualidade e a criação de um fundo de formação que garanta acesso a cursos, congressos e produção científica.

A atualização dos apoios à mobilidade e alojamento é outra das exigências, assim como "o cumprimento rigoroso" da lei laboral por todas as instituições.

A FNAM escreve que já enviou uma carta à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) exigindo a revisão urgente do regime e regulamento do Internato Médico e medidas concretas para "travar a destruição em curso".

Leia Também: Médicos reúnem-se em congresso numa altura de sobrecarga laboral e burocrática

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2896105/um-terco-das-vagas-para-formacao-especializada-por-preencher-a-um-dia-do-fim#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes