"Um PR deve fazer tudo para evitar enviar jovens para guerra na Ucrânia"

  • 29/11/2025

"Ao contrário dos meus adversários, eu digo as coisas que penso e sei que nem todos concordarão com o que vou dizer [...]. Mas acho que um Presidente da República deve fazer tudo ao seu alcance para evitar enviar jovens portugueses para a guerra na Ucrânia", afirmou André Ventura, em Coimbra.

 

Numa intervenção perante militantes e simpatizantes do Chega, destinada a apresentar o manifesto para a política externa da sua candidatura, André Ventura desafiou os restantes candidatos presidenciais a esclarecerem "com clareza" as suas posições sobre o conflito que opõe os ucranianos ao invasor russo e o eventual envio de tropas portuguesas.

"Isto [o não envio de tropas] não significa não sermos solidários ou não estar lado a lado com o sofrimento do povo ucraniano. Estamos, temos ajudado, vamos continuar a ajudar", enfatizou.

Para André Ventura, Portugal "deve e pode ajudar" a Ucrânia em tecnologia, serviços de apoio medico e social, planeamento e recursos humanos, como já aconteceu noutros conflitos militares.

"Com os problemas demográficos que temos, com a falta de jovens que temos e com muitos, com mais de 30%, emigrados fora, Portugal não se pode dar ao luxo de participar com os seus jovens numa guerra no leste da Europa cujo fim não sabemos qual é [...]. Pode ser enviar para a morte muitos dos nossos filhos, irmãos, sobrinhos ou familiares", vincou.

No seu entendimento, o país "já sofreu muito com guerras" e com o envio de jovens para teatros de guerra.

"Devemos dar aos nossos jovens um futuro e não lhes dar o futuro de os enviar para o campo de batalha. Devemos dizer isto de forma clara ao mundo e nesta campanha eleitoral", resumiu.

O candidato apoiado pelo Chega lembrou que Portugal tem estado, e consigo continuará a estar, "ao lado, incondicionalmente, de uma Ucrânia atacada e agredida".

"Foi assim desde o início e é assim que nos devemos posicionar. A Rússia é uma tirania, uma ditadura e devemos travá-la", argumentou.

Ainda dentro do manifesto da política externa, o também líder partidário disse querer apresentar ao país um compromisso para "uma Presidência da República diferente".

"Um país que respeite as comunidades portuguesas lá fora, mas que nunca baixe a cabeça ao nome de Portugal", enfatizou, alegando que aos emigrantes portugueses no estrangeiro praticamente foi "retirado o direito de voto", por não haver voto por correspondência nas eleições presidenciais e os emigrantes terem de o fazer num consulado ou embaixada.

"E a razão é evidente: porque é que o sistema não quer que eles votem? Porque sabem bem que quem saiu do país, com toda a probabilidade, não vai votar nem no PS, nem no PSD", acusou.

Ainda sobre as comunidades portuguesas, Ventura defendeu uma estratégia que possa fazer os emigrantes regressar a Portugal. 

Por outro lado, voltou a falar dos países africanos de língua portuguesa, reafirmando que, no seu entender, um Presidente da República pode sê-lo sem estar sempre a fazer cedências, a pagar ou a pedir desculpa.

"Eu disse isto uma vez e vou dizê-lo, sem criar aqui nenhum drama: eu nunca aceitarei que Portugal pague um cêntimo que seja às antigas províncias portuguesas [...]. É porque é um mau princípio quando um país começa a pagar pela sua história e começa a pagar pelo que fez há 500 anos, há 400 ou 300 anos", vincou.

[Notícia atualizada às 20h32]

Leia Também: "Ventura odeia Portugal" e Catarina, "não se ria". O debate

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2896967/um-pr-deve-fazer-tudo-para-evitar-enviar-jovens-para-guerra-na-ucrania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes