Um morto e dois feridos em ataque à faca em Sydney. Suspeito detido
- 17/02/2026
Um homem foi morto e duas outras pessoas ficaram feridas com gravidade num ataque à faca em plena zona comercial, em Sydney, na Austrália, na manhã de terça-feira (tarde de segunda-feira em Lisboa). O suspeito fugiu a pé do local logo em seguida.
As equipas de emergência, segundo a ABC, prestaram socorro a três pessoas com ferimentos graves, incluindo um homem com uma idade entre os 30 e os 40 anos, que acabou por não resistir aos ferimentos. As outras duas pessoas, um homem de 22 anos e uma mulher de 47, foram transportadas para o hospital em estado crítico.
"Neste momento, não há nenhuma relação entre as três vítimas", revelou o superintendente da polícia de Nova Gales do Sul, Simon Glasser, citado pelo canal. Dois dos ataques ocorreram dentro de um estabelecimento e o terceiro na calçada.
"Aparentemente foi um ataque aleatório", referiu.
Pouco depois, um homem foi detido atrás de uma casa próxima e levado para a esquadra. "O alegado agressor é conhecido da polícia por pequenos delitos e diversos incidentes relacionados com a saúde mental", explicou ainda Glasser.
Detenção do suspeito© Reprodução/ ABC/ NSW Police
As autoridades acreditam ainda que a arma utilizada tenha sido uma faca de cozinha com cerca de 20 a 30 centímetros de comprimento.
Segundo as autoridades de saúde, numa atualização posterior, o atacante tinha fugido do sistema prisional, enquanto era transferido entre hospitais para um tratamento de emergência, há mais de uma semana.
"Uma pessoa supostamente envolvida no incidente é um paciente recente do Hospital Cumberland, que oferece atendimento hospitalar agudo para pessoas com necessidades complexas de saúde mental", disse um porta-voz do Western Sydney Local Health District (WSLHD) em comunicado.
"A polícia de Nova Gales do Sul foi notificada e entrou em contato com a família do paciente, mas todas as tentativas do WSLHD de contactar a pessoa foram infrutíferas", acrescentaram, lamentando as vítimas.
Testemunha descreve "carnificina"
Uma testemunha, que chamou a polícia, descreveu o incidente como tendo sido "uma carnificina". Joe, como foi identificado, disse ter visto uma mulher com um ferimento no pescoço a sair de uma loja de conveniência.
"Quando a polícia chegou, notei que uma senhora tinha acabado de desmaiar e estava em péssimo estado, e então, na minha cabeça, demorou uma eternidade para o resgate chegar porque eu estava em pânico", disse.
"É absolutamente terrível. A meio do dia... quando vi, parei imediatamente e fiquei a olhar para aquela carnificina". Joe chamou a polícia, enquanto outra testemunha chamou a ambulância.
Leia Também: Homem atira com cadeira e acerta em amigo após serem expulsos de bar













