Um morto e 30 feridos em colisão entre comboios na via para Machu Picchu
- 30/12/2025
A vítima mortal foi identificada como Roberto Cárdenas Loay, que, segundo os meios de comunicação social peruanos, era o maquinista de um dos comboios envolvidos no acidente.
Os feridos estão a ser transportados levados para clínicas e hospitais próximos, e a Polícia Nacional do Peru mobilizou equipas especializadas para investigar o incidente, de acordo com informação divulgada pela agência de notícias estatal Andina.
Segundo a companhia ferroviária Ferrocarril Transandino (FTSA), concessionária da linha férrea, a colisão ocorreu por volta das 13:20 (18:20 em Lisboa), ao quilómetro 94,4, junto a Pampacahua, uma zona de difícil acesso onde os carris correm paralelamente ao rio Vilcanota, na região de Cusco.
As imagens iniciais mostraram que a colisão ocorreu numa via única, onde os comboios circulam nos dois sentidos, e que pelo menos um dos dois comboios envolvidos transportava turistas, tanto peruanos como estrangeiros, incluindo brasileiros.
A colisão envolveu comboios operados pela Peru Rail e pela Inca Rail, as duas únicas empresas ferroviárias que operam a linha sob concessão da FTSA.
Um comboio viajava de Ollantaytambo para Machu Picchu, e o outro, em sentido contrário.
O Ministério da Saúde adiantou em comunicado que enviou doze ambulâncias para o local para prestar cuidados especializados aos feridos, sem especificar o número de afetados naquele momento.
A Peru Rail, por sua vez, informou que estava a retirar os feridos de dois vagões depois de ter prestado os primeiros socorros ao maquinista, ao chefe do comboio e aos passageiros.
"Lamentamos profundamente o sucedido", referiu a empresa.
A ferrovia para Machu Picchu é uma rota popular para os turistas que visitam a cidadela inca.
Choque entre trenes de Perú Rail e Inka Rail en el km 82 (Qorihuayrachina) dejó varios heridos. Se solicitó apoyo urgente de ambulancias para evacuar a los afectados. Hasta ahora no hay reporte oficial sobre causas ni gravedad. Ocurre en una ruta clave hacia Machu Picchu. pic.twitter.com/02ZZNNCkem
— Cusco Post 🇵🇪 - Noticias del Cusco (@cuscopost) December 30, 2025
O percurso de aproximadamente 43 quilómetros começa na cidade de Ollantaytambo e termina no município de Machu Picchu, atravessando desfiladeiros e paisagens acidentadas dos Andes e da selva ao longo do rio Vilcanota.
Leia Também: As imagens do ataque dos EUA no Pacífico. Já há 107 mortos (e Venezuela?)













