Um 'livramento'? Benfica recebe proposta de Itália por Rafael Obrador
- 06/01/2026
Rafael Obrador parece ter os dias contados no Benfica e a sua saída neste mercado de transferências de inverno é um dado, praticamente, adquirido pela SAD do Benfica, que recebeu uma proposta oriunda de Itália.
Segundo o jornalista Gianluca Di Marzio, o Torino está em negociações com os encarnados pela contratação do defesa-esquerdo espanhol, de 21 anos. O jogador internacional pelas camadas jovens do seu país chegou com expectativas de ser o sucessor do compatriota Álvaro Carreras, que rumou ao Real Madrid, o anterior clube de Rafael Obrador.
Cedo se percebeu que o camisola 3 das águias não tinha o nível necessário para dar resposta. Em 2025/26, fez apenas um jogo pela equipa principal do Benfica, ainda com Bruno Lage no comando técnico. Entretanto, o setubalense foi demitido e a chegada de José Mourinho dificultou ainda mais a vida de Rafael Obrador.
Inicialmente, o 'Special One' afirmou que não apostava de forma convicta no atleta, pois ainda não o conhecia e a sua postura 'tímida' no balneário era um entrave. Posteriormente, o crescimento de Samuel Dahl não deu hipóteses à concorrência. Para complicar mais ainda, José Mourinho assumiu a promoção do jovem José Neto, de 17 anos, como 'sombra' do titular.
"Se me perguntarem se o Obrador é bom ou mau jogador, digo, sem problema absolutamente nenhum, que é bom jogador, tem potencial, tem coisas a melhorar, mas é um jogador com grande potencial", disse José Mourinho na altura da conferência de antevisão ao jogo com o Estoril, para a ronda 17 da I Liga.
Rafael Obrador tem um contrato válido até junho de 2030 e está avaliado em 2,5 milhões de euros. Tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Refira-se que o Torino, 10.º classificado da Seria A, já veio a Portugal recrutar um jogador no último verão, caso do guarda-redes Franco Israel, que representou o Sporting nas duas últimas temporadas, contribuindo para a conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal.
.@TorinoFC_1906, si lavora per trovare l'intesa con il Benfica per Obrador. Arriva il “no” dal Botafogo per il prestito di David Ricardo
— Gianluca Di Marzio (@DiMarzio) January 6, 2026
Ao que tudo indica, o Benfica não vai ao mercado por um defesa. As prioridades passarão por fortalecer o ataque, quer nos corredores, quer na posição central. Neste momento, há dois alvos mais do que identificados e que, por esta altura, estão a ser negociados com os respetivos clubes. André Luiz (Rio Ave) e Lorenzo Lucca (Napoli) são os desejos de José Mourinho para este mês de janeiro, e, caso se concretize a mudança de ambos para a Luz, o ataque do Benfica sofrerá profundas alterações na sua génese.
De todo o modo, o Benfica precisará de encontrar argumentos financeiros para conseguir assegurar a chegada de André Luiz e Lorenzo Lucca. São vários os milhões colocados em cima da mesa e a última palavra será sempre de Rui Costa.
No caso do brasileiro, o Rio Ave estará a pedir uma verba de 15 milhões de euros, que parece assustar a SAD encarnada, ao passo que Lucca poderá chegar à Luz a título de empréstimo, mas com obrigação de compra.
O avançado italiano está emprestado pela Udinese ao Napoli, mas o campeão italiano vai antecipar, no imediato, a obrigação de compra por conta do desejo de colocar o avançado neste mercado de inverno.
Leia Também: NES incrédulo com penálti assinalado contra o West Ham: "Fico confuso..."













