Um em cada três projetos mineiros em Angola estão paralisados

  • 29/12/2025

Pelo menos 16 projetos vocacionados para a prospeção e exploração de diferentes minérios, tais como diamantes, ferro, cobre, fosfato, terras raras, lítio e ouro estão inscritos no subsetor de recursos minerais, mas apenas onze, ou seja 68,75%, estão ativos, pelo que cinco projetos estruturantes do subsetor dos recursos minerais (31,25%) estão paralisados, segundo o comunicado final da 12.ª Reunião do Conselho Consultivo Restrito do ministério.

 

"No cômputo geral, os indicadores apresentados são satisfatórios na ordem dos 69%, mas urge a necessidade de aprimorar as ações tendentes ao cumprimento integral dos objetivos traçados", refere-se no documento, que não especifica as razões da paralisação dos referidos projetos.

Quanto à Refinaria de Ouro de Angola, implementado pela Endiama, os participantes no encontro foram informados de que se encontra concluída a empreitada de edificação das infraestruturas, aquisição de equipamentos, formação e capacitação técnico-profissional de futuros quadros.

No âmbito dos projetos estruturantes relacionados com o segmento diamantífero, estão em execução sete projetos vocacionados para a prospeção e pesquisa de depósitos primários e secundários de diamantes nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Malanje, lê-se no comunicado.

Relativamente ao Plano de Desenvolvimento do setor para o quinquénio 2023-2027, o segmento diamantífero conta com a construção de 19 fábricas de lapidação de diamantes, construídas em três fases, a primeira das quais com um nível de execução de 100%.

Quanto ao subsetor de petróleo e gás, em alinhamento com a Estratégia de Atribuição de Concessões Petrolíferas, no período de 2019 a 2025, foram negociados 64 Blocos, dos quais 37 adjudicados e 27 em aprovação e/ou negociados, refere-se no comunicado.

Para o segmento dos Derivados de Petróleo, no período de 2023 a 2027 foram previstas a construção e implementação de 46 postos de abastecimento de iniciativa privada, dos quais 22 encontram-se concluídos. Está em curso a implementação das condições para a instalação da infraestrutura relacionada com o Laboratório de Análise de Produtos Petrolíferos, acrescenta.

Os participantes no encontro, que decorreu em Luanda, concluíram que, para assegurar o êxito dos projetos do setor, é necessário o envolvimento de todos os níveis de decisão na definição dos objetivos, estabelecimento de metas e o seguimento da sua execução em tempo útil.

Recomendaram ainda ao Instituto Geológico de Angola (IGEO) que fomente ações para divulgação do seu potencial e para otimizar o seu capital humano, técnico e tecnológico e à Agência Nacional de Recursos Minerais e instituições afins para intensificarem e acompanharem periodicamente o desenvolvimento e a implementação dos projetos mineiros estruturantes.

Leia Também: Angola e Namíbia mantêm privilégios nos vistos, após ameaça de Londres

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2911117/um-em-cada-tres-projetos-mineiros-em-angola-estao-paralisados#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes