Um destes cinco modelos vai ser o Carro Mundial Elétrico do Ano 2026
- 07/01/2026
Já são conhecidos os cinco modelos candidatos a Carro Mundial Elétrico do Ano 2026. A lista encurtada de concorrentes foi anunciada esta terça-feira, dia 6 de janeiro, a alguns meses da entrega dos prémios World Car Awards 206.
A votação é decidida por 98 jornalistas de 33 países (Portugal está representado no júri europeu), sendo que em fevereiro decorrerá uma nova ronda de votos para decidir o leque mais restrito de finalistas. Espera-se que o vencedor seja anunciado em abril durante o Salão Automóvel de Nova Iorque.
A Audi concorre com o seu A6/S6 e-tron, enquanto o novo iX3 é o candidato da BMW. A igualmente alemã Mercedes-Benz está na corrida com o novo CLA. Depois, há dois modelos asiáticos entre os nomeados: o Hyundai Ioniq 9 sul-coreano e o Nissan Leaf japonês.
De recordar que no ano passado a vitória foi do Hyundai Inster/Casper Electric, que bateu o Kia EV3 e o Porsche Macan. Já em 2024, o vencedor foi o Kia EV9, perante o BMW i5 e o Volvo EX30.
Finalistas a Carro Mundial Elétrico do Ano 2026
- Audi A6/S6 e-tron
- BMW iX3
- Hyundai Ioniq 9
- Mercedes-Benz CLA
- Nissan Leaf
Elegibilidade
Os candidatos a Carro Mundial Elétrico do Ano só podem ser impulsionados por motores elétricos e devem ser comercializados em pelo menos dois grandes mercados (América Latina, China, Coreia do Sul, Europa, Estados Unidos da América, Índia e Japão) de pelo menos dois continentes diferentes entre 1 de janeiro de 2025 e 30 de março de 2026. Também têm de ser produzidas, no mínimo, 5.000 unidades.
Na galeria no início do artigo, pode ver as imagens dos cinco candidatos a Carro Mundial Elétrico do Ano 2026.














