ULS de Coimbra sem impacto significativo na atividade assistencial

  • 05/02/2026

"Na semana de 20 a 26 de janeiro (antes dos eventos atmosféricos), tivemos no serviço de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) 2.604 doentes admitidos, dos quais 279 (10%) eram oriundos do distrito de Leiria", segundo informação enviada à Lusa.

 

A mesma informação indica que, na semana entre 27 de janeiro e 02 de fevereiro, o polo HUC contabilizou 2.614 doentes admitidos, dos quais 335 (13%) eram oriundos do distrito de Leiria.

"No serviço de Urgência do Hospital Pediátrico também não se assinalaram aumentos de afluência significativos".

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande são os concelhos do distrito de Leiria que integram esta ULS. Todos foram gravemente afetados pela depressão Kristin.

A ULS adiantou que "tem estado a trabalhar na linha da frente do apoio às comunidades mais afetadas pelas últimas tempestades, tanto em Coimbra, como em Leiria, dando resposta às necessidades dos utentes".

E, apesar do impacto que as intempéries tiveram na vida pessoal de alguns trabalhadores, como estradas cortadas, escolas fechadas, danos em casa, entre outros, o que originou "alguns constrangimentos nas escalas de serviço", estes foram "rapidamente solucionados" e os profissionais da ULS "têm sido incansáveis no apoio e na prestação de cuidados à comunidade".

Na nota, a ULS revelou ainda que tem tido reuniões regulares com a Proteção Civil, para acompanhamento da situação a nível do concelho e do distrito.

"A ULS de Coimbra manifesta o maior pesar pelas inúmeras perdas, humanas e materiais, sofridas nas últimas semanas pela nossa comunidade", referiu, assegurando que está sempre ao dispor "enquanto parceiro ativo no apoio prestado à população".

Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também algumas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros

Leia Também: IP3 cortado nos dois sentidos devido a derrocada em Almaça

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2933437/uls-de-coimbra-sem-impacto-significativo-na-atividade-assistencial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes