UEFA demarca-se da FIFA e mantém-se firme na suspensão às equipas russas

  • 12/02/2026

"A posição da UEFA é clara e não mudou. Não comento o que a FIFA faz ou os governos dizem. O mundo muda. Veremos o que o futuro nos reserva", disse Ceferin, em conferência de imprensa durante o 50.º congresso do organismo regulador do futebol europeu, que se realizou em Bruxelas.

 

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, criticou no início deste mês a proibição imposta às equipas russas de competirem em provas internacionais, que vigora desde o início de 2022, defendendo o levantamento parcial, a começar nos escalões de formação.

"Este boicote não conseguiu nada, só criou mais frustração e ódio. Que os meninos e as meninas da Rússia possam jogar futebol em outras partes da Europa pode ajudar", disse Infantino, em entrevista ao canal britânico Sky, advogando o levantamento da suspensão, "pelo menos, nas categorias inferiores".

Hoje, Ceferin manifestou-se atento à evolução da guerra na Ucrânia, mas advertiu que a posição da UEFA - que faz depender a reintegração das equipas russas nas provas continentais do fim do conflito -- "permanece inalterada".

Do congresso realizado em Bruxelas resultou também a aprovação, por unanimidade, do relatório e contas da época 2024/25, que apresentou um resultado líquido negativo de 46,2 milhões de euros (ME), coberto pelas reservas do organismo, e teve receitas superiores a 5.000 ME, mais 737 ME do que na temporada anterior.

Apesar de ter apresentado um orçamento para 2026/27 com um resultado líquido negativo de 62 ME, a UEFA reafirmou o "compromisso com uma gestão financeira sólida", que permitirá manter as reservas acima de 400 ME antes do fim do próximo ciclo.

O organismo continental aprovou também a criação de um prémio anual para o melhor árbitro e a melhor árbitra nas competições que organiza, com vista a "promover o respeito" pelos juízes de futebol e "inspirar as futuras gerações, ao destacar modelos que personificam dedicação, integridade e alto rendimento".

O 51.º congresso da UEFA realiza-se em Astana, no Cazaquistão, em 04 de março de 2027.

Leia Também: Gianni Infantino defende fim de veto às equipas russas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2938395/uefa-demarca-se-da-fifa-e-mantem-se-firme-na-suspensao-as-equipas-russas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes