UE reafirma aplicação de regras no setor tecnológico "sem discriminação"

  • 16/12/2025

"Como temos explicado muitas vezes, as nossas regras aplicam-se de forma igual e justa a todas as empresas que operam na UE", declarou Thomas Regnier, porta-voz da Comissão Europeia.

 

"Continuaremos a aplicar as nossas regras de forma justa e sem discriminação", acrescentou.

Os Estados Unidos ameaçaram hoje a União Europeia (UE) e os seus Estados-membros com represálias caso não revejam a sua regulamentação "discriminatória" no setor digital que, segundo Washington, visa "restringir, limitar e desencorajar" a atividade das empresas americanas.

"A UE e alguns Estados-membros persistiram na sua abordagem discriminatória e [no] assédio com processos, impostos, multas e diretivas direcionadas aos fornecedores americanos de serviços", considerou o representante da Casa Branca para o Comércio (USTR), numa mensagem na rede social X.

"Se persistirem", acrescentou, "os Estados Unidos não terão outra escolha senão utilizar todas as ferramentas disponíveis para contrariar estas medidas irracionais".

Desde o início do ano, a Casa Branca não deixou de criticar as regulamentações europeias sobre os serviços digitais e as investigações e multas aplicadas pela Comissão Europeia contra os abusos dos gigantes digitais americanos.

O último exemplo até à data foi a coima de 120 milhões de euros imposta no início de dezembro pela UE, à rede social X, propriedade do bilionário Elon Musk, aliado do presidente americano Donald Trump.

A Comissão acusava a rede social de não cumprir o regulamento europeu sobre serviços digitais (DSA), uma decisão vista como "um ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano", criticou o chefe da diplomacia americana Marco Rubio.

Esta lei entrou em vigor há dois anos para combater conteúdos ilegais e perigosos on-line, e impõe obrigações reforçadas às maiores plataformas ativas na UE.

Nos últimos anos, a UE impôs várias multas de milhares de milhões de euros aos grandes grupos americanos do setor digital, por não respeitarem a legislação europeia.

Mas as "empresas europeias de serviços tiveram a possibilidade de operar livremente nos Estados Unidos durante décadas, aproveitando o acesso ao nosso mercado e aos nossos consumidores", recordou (USTR) na sua mensagem, citando nomeadamente a Accenture, CapGemini, Publicis e também a unicórnio francesa, grupo da inteligência artificial (IA) Mistral.

"Se forem necessárias medidas de retaliação, a lei americana permite a aplicação de direitos de entrada ou restrições a serviços estrangeiros, entre outras possibilidades", ameaçou.

Washington apelou repetidamente à UE para flexibilizar as suas diretrizes relativas ao setor digital, ponderando nomeadamente uma possível redução das tarifas sobre o aço e alumínio europeus.

O representante da Casa Branca para o Comércio também avisou os "outros países que estejam a considerar uma estratégia semelhante à da UE nesta matéria" com uma "resposta idêntica" da parte dos Estados Unidos.

Leia Também: EUA alerta companhias aéreas para atividade militar na Venezuela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2905572/ue-reafirma-aplicacao-de-regras-no-setor-tecnologico-sem-discriminacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes