UE quer redefinir relação com vizinhos do sul com novo "Pacto para o Mediterrâneo"

  • 28/11/2025

"O Mediterrâneo tem estado no topo da nossa lista, no topo da nossa agenda de política externa, desde o início do mandato desta Comissão", disse a chefe da diplomacia da União Europeia (UE) Kaja Kallas, que sublinhou que "a importância geopolítica da região não pode ser subestimada" e referiu, enre outros exemplos, a situação na Síria ou a guerra no território palestiniano de Gaza.

 

O "Pacto para o Mediterrâneo" é um conjunto de intenções apresentado em 16 de outubro pela Comissão Europeia para aumentar a cooperação com os países da UE e outros que partilham o Mar Mediterrâneo.

"Estamos a propor mais milhares de milhões de financiamento no âmbito do nosso próximo orçamento a longo prazo e, com o nosso novo Pacto, apresentamos mais de 100 iniciativas que beneficiarão as pessoas e a região em geral", disse hoje Kaja Kallas.

"Neste momento, existe uma janela de oportunidade para redefinir a relação da União Europeia com os seus vizinhos do sul e construir bases mais sólidas para o futuro", acrescentou, sublinhando que estão em causa projetos que "abrangem tudo, desde o apoio ao 5G e aos centros de dados até à segurança energética".

Kaja Kallas disse que a UE quer "apoiar os jovens" de países parceiros para lhes dar "melhores oportunidades, através da formação, do emprego e de economias locais mais fortes".

"Expandir as oportunidades no país de origem dá às pessoas a liberdade de escolher o seu próprio futuro, em vez de serem empurradas para a migração por necessidade", acrescentou, dizendo que "é também uma oportunidade para melhor abordar" as "ameaças comuns à segurança", incluindo as relacionadas com catástrofes.

"Muita coisa mudou nos 30 anos desde que a UE e os países mediterrânicos estabeleceram a parceria regional. Hoje, adotamos um plano para tornar a nossa cooperação mais focada no futuro", acrescentou.

O novo "Pacto para o Mediterrâneo" da UE foi formalmente lançado hoje durante o 10.ª Fórum Regional da União pelo Mediterrâneo (UpM), a reunião anual dos chefes da diplomacia dos 27 estados-memebros do bloco europeu, da Comissão Europeia e de mais 16 países mediterrânicos.

A UpM foi criada em 2008 e é herdeira da Conferência Euro-mediterrânica, fundada há 30 anos, em 1995, e conhecida como "processo de Barcelona", tendo como objetivo fomentar a cooperação na região euro-mediterrânica.

Fazem parte da UpM a Comissão Europeia e 43 países - os 27 da UE e mais 16 Estados mediterrânicos da Europa, do Norte de África e do Médio Oriente, incluindo a Palestina, não reconhecida oficialmente como Estado por vários países que integram a organização.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia, Ayman Safadi, que com Kaja Kallas copresidiu ao encontro da UpM, considerou, segundo atradução para espanhola das declarações que fez em árabe, que o novo "Pacto para o Mediterrâneo" abre "novas vias para acooperação bilateral e outras capazes de gerar um contxeto próspero adequado para a paz e a segurança" na região da bacia do Mediterrâneo.

Leia Também: Portugal pede mais diálogo entre Europa e África na União pelo Mediterrâneo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2896504/ue-quer-redefinir-relacao-com-vizinhos-do-sul-com-novo-pacto-para-o-mediterraneo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes