UE quer propor aos EUA acordo sobre matérias-primas críticas

  • 03/02/2026

A iniciativa será apresentada durante uma reunião ministerial convocada pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, marcada para quarta-feira em Washington, que deverá reunir representantes de dezenas de países fornecedores e compradores destes recursos, frequentemente designados como minerais raros.

 

Segundo fontes europeias, citadas pela agência espanhola EFE, o bloco europeu pretende obter o compromisso de Washington para concluir, no prazo de 30 dias, um memorando de entendimento sobre matérias-primas críticas, à semelhança dos acordos já celebrados com países como Japão, Canadá, Austrália, Ucrânia e Argentina.

O objetivo passa por reforçar a coordenação entre parceiros, evitando concorrência entre si na procura de fornecedores, promovendo projetos conjuntos, uma melhor gestão da procura e dos preços e, em particular, o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e de substituição de matérias-primas críticas.

Estas negociações ocorrem semanas depois de tensões entre Bruxelas e Washington, na sequência de declarações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Gronelândia, território autónomo dinamarquês rico em recursos minerais, e da ameaça de imposição de tarifas a países europeus.

Após o recuo dessas posições, a UE considera que houve uma desescalada, permitindo retomar a implementação do acordo alcançado no verão entre o bloco europeu e Washington para evitar uma guerra comercial.

Esse entendimento previa, entre outros pontos, a continuação da cooperação face às restrições à exportação de minerais e outros recursos impostas por países terceiros.

Nos últimos anos, a UE intensificou esforços para reduzir a dependência externa de cerca de 30 matérias-primas consideradas críticas para a produção tecnológica, com níveis de dependência próximos dos 100% em elementos como lítio, fósforo, magnésio, grafite e gálio.

Além de promover a extração, o processamento e a reciclagem dentro do bloco comunitário, os 27 Estados-membros apostam na diversificação do fornecimento através de parcerias internacionais, estando também em curso negociações para um memorando de entendimento com o Brasil.

Os minerais críticos, como o lítio, o cobalto e outros componentes raros, são considerados vitais para a produção de baterias, semicondutores, armamento avançado e tecnologias verdes, áreas onde a China detém atualmente uma posição dominante a nível global.

Leia Também: Mecanismo da UE inclui "vários apoios" mas não foi pedido a Bruxelas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2932205/ue-quer-propor-aos-eua-acordo-sobre-materias-primas-criticas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes