UE pode ser forçada a usar 'bazuca' comercial contra EUA

  • 20/01/2026

"Podemos ser colocados numa posição em que teremos de usar o instrumento anticoerção contra os Estados Unidos. Isto é uma loucura. É o resultado da imprevisibilidade e da agressão inútil", afirmou Emmanuel Macron, numa intervenção no Fórum de Davos, que decorre nesta estância da Suíça, este ano num contexto de acentuadas tensões geopolíticas e comerciais.

 

Discursando de óculos escuros, devido a um pequeno problema ocular, Macron exortou os outros Estados-membros da UE a não hesitarem em aplicar o instrumento anticoerção, também designado como 'bazuca' comercial, um mecanismo aprovado em 2023 para proteger o bloco de pressões económicas de países terceiros.

Inicialmente pensado tendo em vista a China, aquele instrumento nunca foi utilizado até ao momento e permite restringir as atividades de empresas norte-americanas na UE.

"A Europa tem ferramentas muito poderosas e devemos utilizá-las quando não somos respeitados e quando as regras do jogo não são respeitadas", afirmou o chefe de Estado de França, um dos países europeus aos quais o Presidente norte-americano ameaça impor tarifas suplementares, devido à oposição à aspiração de Donald Trump de assumir o controlo da Gronelândia.

A atual política comercial norte-americana prejudica os interesses da UE em matéria de exportação, exigem concessões máximas em matéria de concorrência e "visam abertamente enfraquecer e subordinar a Europa", referiu Macron.

O Presidente francês defendeu mesmo que, no atual contexto internacional, designadamente a agressão militar russa na Ucrânia, "não faz sentido haver tarifas" comerciais entre Estados Unidos e Europa, que provocam divisão, e ainda menos sentido faz Washington "ameaçar com tarifas adicionais".

Durante a intervenção em Davos, e sem se referir expressamente a Donald Trump, o Presidente francês disse ainda preferir "o respeito em vez da violência" e "o Estado de direito em vez da brutalidade".

Esta edição do Fórum de Davos está a ser marcada pela ameaça dos Estados Unidos de se apropriarem da Gronelândia, território dinamarquês sob a égide da NATO, argumentando que a segurança e a vigilância da ilha ártica foram negligenciadas nos últimos anos e que o controlo desta podia cair nas mãos da China ou da Rússia.

A par da ameaça norte-americana sobre a Gronelândia, a imposição de tarifas adicionais, como anunciado por Trump, a vários países aliados que se opõem àquela ambição norte-americana está também a marcar a reunião.

No sábado, Trump anunciou uma taxa de importação de 10%, a partir de fevereiro, sobre os produtos de oito nações europeias que se uniram em torno da Dinamarca, incluindo França, Reino Unido e Alemanha, que seriam aumentadas para 25% a partir de 01 de junho até que se chegue a um acordo para o controlo total da Gronelândia.

O Presidente dos Estados Unidos, que regressa presencialmente a Davos seis anos depois, durante o primeiro mandato na Casa Branca (2017-2021), tem a intervenção agendada para quarta-feira, naquele que é inevitavelmente o momento mais aguardado do Fórum.

Na intervenção esta manhã (hora local), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reiterou que a imposição de taxas adicionais pelos Estados Unidos a países europeus devido à Gronelândia "é um erro" e garantiu que a resposta da UE será "firme, unida e proporcional".

Leia Também: Trump ameaça impor tarifas de 200% sobre vinho francês. Porquê? Perceba

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922832/ue-pode-ser-forcada-a-usar-bazuca-comercial-contra-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes