UE defende mecanismo que cobra importação de produtos poluentes

  • 17/11/2025

"Não nos vamos deixar enganar pela sugestão de que o Mecanismo de Ajustamento do Carbono na Fronteira (sigla em inglês, CBAM) é, na verdade, uma medida comercial unilateral. E não vamos discuti-lo nesse contexto. Simplesmente não é útil. E não faz jus à natureza da coisa em si", declarou o comissário europeu para a Ação Climática, Wopke Hoekstra, numa conferência de imprensa na COP30, na cidade brasileira, Belém.

 

As declarações respondem aos ataques da China e de outros países contra a taxa sobre o carbono nas fronteiras da União Europeia.

O CBAM, que entrará em vigor a 01 de janeiro, é um mecanismo para cobrar a importação de produtos poluentes nas fronteiras da UE, limitando a importação dos produtos.

"A fixação do preço do carbono é uma medida que devemos implementar com o maior número de pessoas possível e o mais rapidamente possível", disse Hoekstra, na segunda semana da conferência climática da ONU.

O CBAM, lançado em 2023 pela UE, está atualmente em fase de testes antes de entrar em pleno funcionamento em 2026.

O "imposto sobre o carbono" será aplicado ao aço, alumínio, cimento, fertilizantes, eletricidade e hidrogénio, sendo estes setores altamente poluentes e sujeitos a intensa concorrência internacional, noticiou a Agence France-Press (AFP).

Hoekstra destacou que o mecanismo não é uma medida para gerar lucro para a UE, sublinhando que "o melhor CBAM é aquele que não gera receitas".

O comissário disse ainda que a UE está aberta a discutir o CBAM com outros países.

A COP30 deixou as medidas comerciais unilaterais de fora da agenda oficial de negociações.

Apesar das medidas unilaterais ficarem de fora das negociações, a presidência brasileira está a consultar os Estados-membros da cimeira do clima sobre a possibilidade de incluir as medidas nas discussões.

A primeira semana de consultas conduzidas pela presidência brasileira da COP30 mostrou que três assuntos estavam a bloquear as negociações, um relacionado com a China, Índia e outros países aliados quererem que a COP30 adote uma decisão contra as barreiras comerciais unilaterais.

A decisão contra as barreiras comerciais defendidas pelos países têm como alvo a taxa de carbono cobrada pela UE nas fronteiras, que vêem o CBAM como uma barreira comercial disfarçada, segundo a AFP.

O secretário executivo da ONU para as alterações climáticas, Simon Stiell, pediu urgência aos ministros e negociadores presentes na cimeira, e disse que o ritmo lento das negociações "não reflete a velocidade e a magnitude" da transição já em curso na economia real.

A 30.ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que decorre na cidade de Belém, na amazónia brasileira, termina no sábado.

Leia Também: Brasil acelera negociação de plano para acabar com combustíveis fósseis

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2889883/ue-defende-mecanismo-que-cobra-importacao-de-produtos-poluentes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes