Ucrânia, Sudão e Gaza prioritários para presidência britânica do Conselho de Segurança

  • 02/02/2026

Numa conferência de imprensa em Nova Iorque, onde apresentou a agenda do Conselho de Segurança para o mês de fevereiro, o diplomata britânico James Kariuki disse que a paz na Ucrânia está "mais perto do que nunca" e garantiu que o seu país continuará a dar à Ucrânia "apoio inabalável", quer na busca pela paz, quer para garantir que Moscovo não tente uma nova invasão.

 

Nesse sentido, indicou que o Reino Unido pretende convocar uma reunião do Conselho de Segurança sobre a Ucrânia, a 24 deste mês, para assinalar o quarto aniversário da invasão em grande escala pela Rússia.

"Ao entrarmos no quinto ano desta guerra devastadora, reiteraremos o nosso compromisso com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia e a importância de alcançar uma paz justa e duradoura", frisou.

A reunião será presidida pelo ministro de Estado do Reino Unido para a Europa, Stephen Doughty, indicou James Kariuki, encarregado de Negócios da Missão do Reino Unido junto das Nações Unidas.

Face ao Sudão, o brutal conflito e o desastre humanitário no país africano são "uma prioridade urgente para o Reino Unido", disse o embaixador, garantindo estar a utilizar todas as ferramentas diplomáticas para pressionar as partes a concordarem com um cessar-fogo e acabar com a guerra.

"É por isso que utilizaremos a nossa presidência este mês e a reunião do Conselho de Segurança sobre o Sudão, agendada para 19 de fevereiro, para nos concentrarmos na necessidade urgente de aliviar o sofrimento, proteger os civis e pôr fim aos combates catastróficos. Utilizaremos também esta oportunidade para nos concentrarmos na horrenda violência contra mulheres e raparigas", afirmou Kariuki.

A reunião deverá ser presida pela secretária de Estado para Assuntos Exteriores britânica, Yvette Cooper. 

Sobre Gaza, e ao reiterar apoio ao plano de 20 pontos apresentado pelos Estados Unidos para a paz no enclave palestiniano, o diplomata defendeu a necessidade de um novo impulso para sustentar o cessar-fogo, garantir o desarmamento do grupo islamita Hamas e manter os progressos na criação do Comité Nacional Palestiniano para a Administração de Gaza, colocando "os palestinianos no centro dos esforços de recuperação e reconstrução".

"Precisamos também de abordar as condições humanitárias extremas em Gaza com mais ajuda", reforçou, instando à total abertura de todas as fronteiras para permitir a entrada em larga escala de mantimentos humanitários vitais.

No dia 19 de fevereiro, o Reino Unido usará a reunião mensal sobre a situação em Gaza para pressionar por avanços na implementação do plano de paz, abordar a crise humanitária e a situação em deterioração na Cisjordânia.

O encontro também deverá ser presidido pela secretária de Estado para Assuntos Exteriores.

"Como presidente [do Conselho de Segurança da ONU em fevereiro], utilizaremos a nossa plataforma para amplificar as vozes da sociedade civil, incluindo as que defendem os direitos humanos e as liberdades em todo o mundo, e destacaremos a importância de combater a epidemia global de violência contra mulheres e raparigas, incluindo o uso da violação como arma de guerra", acrescentou.

Ainda este mês, o Conselho vai abordar o relatório estratégico bianual do secretário-geral da ONU relativo à ameaça representada pelo grupo extremista Estado Islâmico no Iraque e no Levante. 

Decorrerá também a reunião anual dos Comissários de Polícia da ONU.

Além da questão palestiniana, outros temas relacionados com o Médio Oriente constam na programação, como a Síria e o Iémen.

A situação na Líbia, na República Centro-Africana e no Sudão do Sul serão igualmente debatidas.

O Reino Unido é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, ao lado da China, Estados Unidos, França e Rússia.

Leia Também: Pequim antecipa "uma nova etapa" nas relações com Moscovo este ano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2931441/ucrania-sudao-e-gaza-prioritarios-para-presidencia-britanica-do-conselho-de-seguranca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes