Ucrânia. Negociações em Abu Dhabi terminam sem divulgação de resultados

  • 24/01/2026

"As conversações concluíram", disse uma fonte oficial à agência de notícias russa TASS, que descartou a possibilidade de a ronda trilateral prosseguir nas próximas horas.

 

A delegação russa regressou ao hotel após quase três horas de conversações à porta fechada sobre o controlo do Donbass, no leste da Ucrânia, e medidas de segurança para o pós-guerra.

Uma fonte comentou à agência russa que não se podia dizer que não existissem resultados, uma vez que "eles existem", embora não os tenha precisado, segundo a agência espanhola EFE.

Referiu ainda que "existem possibilidades" de a segunda ronda se realizar nos próximos dias.

Os delegados ucranianos informaram o meio de comunicação 'online' norte-americano Axios que a reunião foi "construtiva e positiva", e admitiram também a existência de resultados.

Confirmaram igualmente que as negociações prosseguirão na próxima semana.

Segundo informou previamente uma fonte à agência TASS, russos e ucranianos estudaram hoje vários documentos sobre "território, garantias [de segurança] e outros aspetos" do acordo de paz.

Ambos os lados e os mediadores reconheceram na sexta-feira, no primeiro dia da reunião, que a retirada das tropas ucranianas do Donbass (constituído por Donetsk e Lugansk) é o principal obstáculo nas negociações trilaterais.

"Este assunto continua a ser o mais complexo. Para a Rússia, é importante a retirada do exército ucraniano do Donbass. Para isso, estão a ser equacionados diferentes parâmetros de segurança", assinalou hoje uma fonte oficial à TASS.

A Rússia opõe-se categoricamente ao destacamento de tropas ocidentais em território do país vizinho, que invadiu em fevereiro de 2022, dando início à guerra em curso desde então.

A Ucrânia exige garantias que obriguem os Estados Unidos e os aliados europeus a defender o país em caso de nova agressão russa em linha com o artigo 5.º da NATO, que prevê a defesa coletiva se um dos membros for atacado.

O Presidente russo, Vladimir Putin, deu o aval à realização das negociações trilaterais em Abu Dhabi após uma reunião na sexta-feira com os emissários dos Estados Unidos, Steve Witkoff e Jared Kushner.

O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez o mesmo depois de se ter reunido na quinta-feira com o Presidente norte-americano, Donald Trump, no âmbito do Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça.

A delegação da Rússia é liderada pelo almirante Igor Kostiukov, número dois do Estado-Maior e chefe da secreta militar (GRU), incluindo apenas militares.

Já a delegação ucraniana é integrada, entre outros, pelo chefe da secreta militar, Kyrylo Budanov, pelo líder parlamentar David Arakhamia e pelo secretário do Conselho de Segurança Nacional, Rustem Umerov.

Leia Também: UE assina acordo para criar tribunal que julgará invasão russa na Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2925573/ucrania-negociacoes-em-abu-dhabi-terminam-sem-divulgacao-de-resultados#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes