Ucrânia e NATO separam Gouveia e Melo e António Filipe

  • 02/12/2025

No debate televisivo transmitido pela TVI, o ex-chefe do Estado Maior da Armada e o candidato presidencial apoiado pelo PCP estiveram em desacordo em quase tudo, desde a Ucrânia, passando pela presença de Portugal na NATO, os modelos económicos e o novo pacote laboral.

 

Antes dos pontos da discórdia, discutiu-se a situação de saúde do Presidente da República, que está internado após ter sido operado a uma hérnia, e ambos desejaram rápida recuperação a Marcelo Rebelo de Sousa e pronunciaram-se sobre se o chefe de Estado deveria ou não ser substituído em circunstâncias como as atuais.

Henrique Gouveia e Melo defendeu que se "deve cumprir a lei" e que lhe parece que Marcelo não está "verdadeiramente impedido de exercer as suas funções". António Filipe disse haver "alguma confusão sobre a situação temporária" de incapacidade, uma vez que esta se aplica a pedido do próprio Presidente ou em situações mais graves, como uma morte, acrescentando que nenhum dos casos se aplica a esta situação.

O debate prosseguiu sobre matérias internacionais, com a situação na Ucrânia e a negociação de um acordo de paz a marcar as primeiras das principais divisões entre os dois candidatos neste debate.

António Filipe afirmou que "quem tem de decidir os termos de paz são os ucranianos e os russos", pedindo que haja rapidamente um acordo para pôr fim à guerra e frisando que "não pode ter estados de alma", porque ninguém lhe pedirá a opinião, nem o Estado português tem de intervir neste processo.

Gouveia e Melo contrapôs que esta uma matéria em que os dois candidatos têm posições opostas e afirmou que António Filipe "chegou a dizer que o presidente Zelensky era apoiado por fascistas e por neonazis" e que enganou-se sobre "quem é que invadiu quem".

"A pergunta que eu tenho para lhe pôr é se continua a acreditar que o Zelensky é apoiado por fascistas e neonazis e que o grande democrata é o senhor Putin, que invadiu a Ucrânia e que esse não tem responsabilidades nenhumas", questionou Gouveia e Melo, com António Filipe a responder que o almirante "não está mais longe de Putin" do que o comunista.

"Se alguém está nos antípodas do senhor Putin politicamente, sou eu, não é o senhor. Não fui eu que disse que os jovens portugueses iam morrer onde nos mandassem morrer. Se nada nos mandasse morrer, iriam morrer a qualquer lado. Eu não acho isso. Eu acho que os jovens portugueses não têm que morrer em lado nenhum", disse.

Gouveia e Melo argumentou que a capitulação na guerra não é uma paz, mas sim a "imposição da vontade dos outros" e reforçou que Portugal deve cumprir o acordo da NATO, que obriga o país a defender os restantes países da aliança em caso de ataque, enquanto o candidato apoiado pelo PCP disse não aceitar que, por pertencer a uma organização, Portugal "não possa ter voz própria".

Em relação à legislação laboral, Gouveia e Melo defendeu que o "Governo tem de ter uma atitude mais negocial" e pediu equilíbrio num contrato social que "não deixe ninguém para trás", uma posição a que António Filipe respondeu afirmando que "não se consegue perceber" o que o adversário pensa sobre "coisa nenhuma", porque "diz umas generalidades".

A esta acusação, Gouveia e Melo retorquiu assumindo-se como um "social-democrata antigo", que concilia a economia de mercado e os direitos dos trabalhadores e acusou António Filipe de ser defensor de um modelo económico estatizante "que já falhou".

Questionados sobre a sua maior preocupação no dia da tomada da posse, caso venham a ser eleitos, Gouveia e Melo disse querer "transformar o país" e assegurou que não será uma "marioneta, nem uma força de bloqueio ao Governo", enquanto António Filipe disse querer que "os portugueses sintam que têm um Presidente que está do seu lado e conhecem os seus problemas" e garantiu fazer de tudo para cumprir os direitos consagrados na Constituição.

[Notícia atualizada às 22h29]

Leia Também: Guerra, greve e lei laboral: O debate de António Filipe e Gouveia e Melo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2898389/ucrania-e-nato-separam-gouveia-e-melo-e-antonio-filipe#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes