Ucrânia começa a discutir eleições presidenciais em plena lei marcial

  • 22/12/2025

O líder da bancada parlamentar do partido Servo do Povo, David Arakhamia, anunciou na rede social Telegram que formou o grupo "em conformidade com um acordo prévio", com o objetivo de analisar a viabilidade legal e operacional de eleições presidenciais durante a lei marcial.

 

Segundo Arakhamia, as discussões envolverão membros de várias comissões parlamentares, representantes de todos os grupos políticos, da comissão eleitoral e de organizações da sociedade civil ligadas a assuntos eleitorais, não tendo sido ainda fixada qualquer data para o sufrágio.

A decisão surge cerca de duas semanas depois de o Presidente Volodymyr Zelensky ter afirmado estar disponível para convocar eleições caso as condições de segurança o permitam e a legislação seja alterada para viabilizar o voto sob lei marcial.

Zelensky foi eleito em 2019 para um mandato que terminaria em abril de 2024.

O chefe de Estado ucraniano rejeitou acusações de que estaria a "agarrar-se ao poder", afirmando tratar-se de uma "narrativa completamente falsa", e admitiu que, com garantias de segurança adequadas, as eleições poderiam realizar-se "dentro de dois ou três meses".

As declarações ocorreram após críticas do Presidente norte-americano, Donald Trump, que defendeu a realização de eleições na Ucrânia, alegando que os adiamentos sucessivos devido à guerra colocam em causa os princípios democráticos.

Em entrevista ao 'site' noticioso Politico, Trump afirmou que "está na altura" de os ucranianos voltarem às urnas, argumentando que a guerra tem sido usada como "desculpa" para adiar eleições, embora tenha reconhecido que Zelensky poderá voltar a vencer um eventual sufrágio.

A iniciativa parlamentar ocorre num contexto de esforços diplomáticos internacionais para alcançar um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

Leia Também: Rússia admite "progressos lentos" em negociações com EUA sobre Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2908572/ucrania-comeca-a-discutir-eleicoes-presidenciais-em-plena-lei-marcial#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes