Ucrânia. Bruxelas assina convenção para comissão de indemnizações

  • 16/12/2025

A Comissão esteve representada na assinatura pela vice-presidente Kaja Kallas e pelo comissário responsável pela Democracia, Justiça, Estado de Direito e Defesa do Consumidor, Michael McGrath, segundo um comunicado emitido pela organização europeia.

 

De acordo com o comunicado, a assinatura "é um marco importante nos esforços coletivos da Europa para assegurar a responsabilização e a justiça para a Ucrânia e para o povo ucraniano, assegurando que as vítimas da brutal guerra de agressão da Rússia são devidamente compensadas".

A assinatura ocorreu durante uma conferência diplomática organizada pelo Conselho da Europa e pelos Países Baixos e contou com a participação do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

"O acordo de hoje envia uma mensagem muito clara: a guerra de agressão da Rússia não ficará sem resposta. Trata-se de um instrumento concreto de justiça para garantir que o agressor seja responsabilizado. Porque a responsabilidade não é opcional, é inevitável. As vítimas da brutalidade russa têm direito a indemnização. E continuaremos a fazê-lo, sendo este mais um exemplo do firme apoio da Europa à Ucrânia", declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Atuando no âmbito do Conselho da Europa, a comissão de reclamações será responsável por avaliar e decidir sobre os pedidos de indemnização por danos, perdas ou prejuízos causados pela Rússia na Ucrânia.

Será igualmente responsável pela determinação do montante da indemnização devida em cada caso. A comissão de reclamações baseia-se no importante trabalho realizado pelo registo de danos criado em maio de 2023 para registar os pedidos elegíveis. Como última etapa, a Comissão Europeia está a debater com os seus parceiros internacionais vias legais para criar um fundo de compensação que assegure que a Rússia compense diretamente a Ucrânia pelos danos causados.

"A comissão de reclamações apoiará firmemente os princípios da justiça, da responsabilização e dos direitos das vítimas; e garantir que estes são respeitados em conformidade com o quadro jurídico internacional", lê-se na nota.

Após a assinatura da convenção, a UE e os seus Estados-Membros terão que a ratificar, segundo o comunicado.

Leia Também: PM polaco pede união a UE e NATO contra falta de cooperação russa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2905243/ucrania-bruxelas-assina-convencao-para-comissao-de-indemnizacoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes