UA quer que ONU declare escravatura crime contra a humanidade

  • 15/02/2026

"Todos os povos afrodescendentes têm esperado por este dia. A verdade não pode ser enterrada. Os fundamentos jurídicos são sólidos, o imperativo moral é inegável", afirmou John Dramani Mahama, citado num comunicado da Presidência ganesa.

 

O chefe de Estado ganês falou pela primeira vez desta iniciativa no seu discurso durante a 80.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em setembro passado.

Mahama, enviado especial da UA para impulsionar o pagamento de reparações aos países africanos pelo colonialismo, apresentou a proposta este fim de semana à organização panafricana, durante a 39.ª Cimeira Ordinária, realizada em Adis Abeba.

"A justiça reparadora não nos será oferecida. Tal como a independência política, deve ser reivindicada, prosseguida e assegurada com determinação e unidade", afirmou o Presidente ganês.

Mahama incentivou também os homólogos africanos a criarem comissões nacionais de reparações e a abrirem um diálogo com as suas antigas metrópoles, "historicamente responsáveis".

Depois de a UA ter designado 2025 como o "Ano da Justiça para os Africanos através de Reparações", realizaram-se diversas conferências e encontros que "redefiniram fundamentalmente a narrativa global" e posicionaram as reparações "como instrumentos orientados para o futuro da justiça e do desenvolvimento, em vez de reivindicações centradas no passado", refere o comunicado.

O tráfico transatlântico de escravos decorreu entre os séculos XV e XIX e estima-se que tenha implicado o deslocamento forçado de mais de 12 milhões de pessoas, a esmagadora maioria provenientes da África Ocidental e Central.

Chefes de Estado e de Governo de cerca de 40 países participaram na cimeira da UA, realizada sábado e hoje na capital etíope, para abordar temas como a paz e segurança, a integração económica ou a crise climática, sob a sombra dos múltiplos conflitos que afetam países como o Sudão ou a República Democrática do Congo (RDC).

Além dos líderes africanos, estiveram presentes na sessão de abertura o secretário-geral da ONU, António Guterres, e os primeiros-ministros de Itália, Giorgia Meloni, que falou como convidada de honra, e da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mohammad Mustafa.

Leia Também: Cimeira da UA termina com "tolerância zero" a mudanças inconstitucionais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939940/ua-quer-que-onu-declare-escravatura-crime-contra-a-humanidade#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes