TVI recorre de sentença quanto a reportagens sobre Alexandre Lourenço

  • 17/02/2026

Na sentença, proferida na sexta-feira, a que a agência Lusa teve acesso, o Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra condenou a TVI --- Televisão Independente S.A. pela violação dos direitos de personalidade de Alexandre Lourenço ao extravasar "os limites toleráveis do exercício da liberdade de expressão e informação", ao difundir factos sem base factual sólida e de forma sensacionalista.

 

Em causa estão duas reportagens televisivas, emitidas em maio de 2025 no programa "Exclusivo com Sandra Felgueiras", nas quais Alexandre Lourenço é acusado de ter viajado à custa da indústria farmacêutica como presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, enquanto continuava a ser pago pela ULS de Coimbra.

Nas reportagens é ainda referido que gastou 60 mil euros do erário público para decorar o seu gabinete.

A juíza Carolina Belo Lucas considerou que "as notícias que a ré veiculou sobre o autor são integralmente baseadas em factos falsos e omissões e não obedecem aos critérios do rigor e do interesse público" e que o canal televisivo "decidiu ocultar dos telespetadores toda a informação que lhe tinha sido transmitida pelo autor relativamente às matérias abrangidas pelas reportagens".

Numa declaração enviada à Lusa, a direção da TVI avançou que vai recorrer da decisão.

"O relatório preliminar da IGAS [Inspeção-Geral das Atividades em Saúde] confirmou o trabalho jornalístico da TVI e foi por essa razão que a ministra demitiu este senhor. Mas talvez uma juíza de Coimbra, um jornalista de Coimbra e um médico de Coimbra achassem isso tudo uma perseguição do 'poder central'. Neste caso do poder mediático", afirmou a TVI.

De acordo com a sentença, a TVI tem de "eliminar, total e permanentemente, de todas as plataformas digitais e audiovisuais, a reportagem emitida nos dias 15 e 16 de maio de 2025, e tem de publicar o documento de resposta e retificação de Alexandre Lourenço no início do programa "Exclusivo com Sandra Felgueiras", que foi recusado durante meses, "imediatamente seguinte ao trânsito em julgado da presente decisão", e ao pagamento das custas processuais.

Tribunal condena TVI a eliminar reportagens sobre Alexandre Lourenço

Tribunal condena TVI a eliminar reportagens sobre Alexandre Lourenço

O Tribunal de Coimbra condenou a TVI a eliminar permanentemente as duas reportagens do programa "Exclusivo com Sandra Felgueiras" transmitidas em maio de 2025 sobre o ex-presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Alexandre Lourenço.

Lusa | 19:05 - 17/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2940967/tvi-recorre-de-sentenca-quanto-a-reportagens-sobre-alexandre-lourenco#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8. Jó

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes