Turquia "pronta" para integrar forças de manutenção da paz na Ucrânia
- 27/11/2025
"As Forças Armadas turcas estão prontas a contribuir para qualquer iniciativa que vise garantir a segurança e a estabilidade na região", afirmou o ministério a propósito da eventual participação da Turquia na mobilização de forças internacionais de manutenção da paz na Ucrânia, uma iniciativa do Presidente francês, Emmanuel Macron.
Segundo avançou Macron na terça-feira, será criado um grupo de trabalho pelas "forças de apoio", com o objetivo de "fortalecer o exército ucraniano" e como uma "segunda linha de defesa" caso haja um acordo russo-ucraniano.
Para o ministério da Defesa turco, o primeiro passo tem de ser "estabelecer um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia" para, depois, poder "haver uma definição clara dos objetivos e do contributo de cada país".
O grupo, cuja criação foi anunciada para quarta-feira por Macron, "será liderado pela França e pelo Reino Unido, com uma estreita participação da Turquia, que desempenha um papel fundamental no mar, e, pela primeira vez, com o envolvimento dos Estados Unidos da América", tinha explicado o chefe de Estado francês.
A Turquia, o segundo maior exército da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), já tinha declarado em março que estava pronta para enviar tropas para a Ucrânia "se necessário", para garantir a paz.
Leia Também: Papa Leão já chegou à Turquia na sua primeira viagem oficial. As imagens













