Turquia convoca embaixadores de Kyiv e Moscovo por ataques a navios

  • 04/12/2025

As reuniões com os diplomatas ucraniano e russo na Turquia decorreram hoje e na quarta-feira, afirmou a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros turca, Berris Ekinci, numa comissão parlamentar.

 

"Nas últimas semanas, temos assistido a uma escalada muito grave nos ataques mútuos na guerra russo-ucraniana. E, recentemente, têm-se registado ataques na nossa zona económica exclusiva no mar Negro", declarou a governante.

"Ontem [quarta-feira] e hoje, convocámos o encarregado de negócios russo em Ancara e o embaixador ucraniano para lhes transmitir a nossa preocupação. Não queremos que o mar Negro se torne um campo de batalha, nem queremos ser arrastados para um", acrescentou.

A Ucrânia reivindicou a autoria de dois ataques com drones navais na madrugada da passada sexta-feira aos petroleiros Kairos e Virat, ambos com pavilhão da Gâmbia e registados em nome de empresas chinesas.

As duas embarcações, vazias no momento do ataque, estavam a caminho do porto russo de Novosibirsk, alegadamente para carregar crude russo.

Segundo Kiev, fazem parte da "frota paralela" da Rússia, composta por navios russos camuflados para contornar as sanções impostas a Moscovo.

No Kairos, deflagrou um enorme incêndio, extinto por barcos dos bombeiros turcos, que dele resgataram a tripulação, ao passo que o Virat, apesar de não ter sofrido grandes danos, interrompeu a sua viagem e está ancorado perto de Istambul.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou na segunda-feira a sua forte oposição a estes ataques, que classificou como "imperdoáveis".

Na terça-feira, o navio Midvolga 2, de pavilhão e propriedade russos, foi também atacado quando transportava uma carga de óleo de girassol da Rússia para a Geórgia. Não foram relatados grandes danos e não foi necessária qualquer intervenção, de acordo com as autoridades turcas.

Quando foi chamado ao MNE turco, o embaixador ucraniano, Nariman Dzhelalev, assegurou aos homólogos turcos que este terceiro ataque não foi levado a cabo por Kiev, segundo o Cumhuriyet, que cita um diplomata turco que solicitou o anonimato.

A Turquia apoia politicamente a Ucrânia, em guerra com a Rússia desde que esta invadiu o seu território, a 24 de fevereiro de 2022, e também lhe vende armamento, mas mantém boas relações com Moscovo, abstendo-se de lhe impor sanções, e já acolheu várias rondas de negociações entre os dois países.

Leia Também: Turquia alerta para ameaça ao transporte de petróleo e gás no mar Negro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899635/turquia-convoca-embaixadores-de-kyiv-e-moscovo-por-ataques-a-navios#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes