Turim, palco de pesadelo. Benfica perde e vê playoff por um canudo

  • 21/01/2026

Turim voltou a ser palco de más memórias para o Benfica. Depois do retumbante triunfo de há quase um ano no Juventus Stadium, o clube da Luz voltou ao norte de Itália para perder, na noite desta quarta-feira, por 2-0, em jogo da sétima e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões.

 

Depois de 45 minutos sem golos, a Vecchia Signora arrecadou o triunfo com golos de Thuram e Weston McKennie. Houve ainda tempo para Vangelis Pavlidis falhar uma grande penalidade à beira do fim.

Uma derrota que deixa o Benfica à beira da eliminação da Liga dos Campeões. Segue-se uma receção ao Real Madrid na próxima semana, que será o tudo o nada para contrariar o que parecer um destino quase certo.

Filme do jogo:

Costuma-se dizer que em equipa que ganha não se mexe e José Mourinho aplicou esse mantra no regresso a Itália. Em Turim, o treinador do Benfica apostou exatamente na mesma equipa inicial que tinha iniciado a partida em casa do Rio Ave no passado domingo, jogo que terminou com vitória dos encarnados por 2-0.

Neste reencontro com a Vecchia Signora, contra quem o Benfica tinha perdido apenas uma vez até ao jogo de hoje, o clube da Luz entrou com uma postura de ficar à espera do que o adversário pudesse fazer, antes de atacar em contra-ataque. Os primeiros 45 minutos foram prova disso mesmo. A primeira parte do jogo de Turim foi pautada por algum equilíbrio, mas com ligeiro domínio dos encarnados.

Apesar dessa superioridade das águias, coube à Juventus a primeira grande ocasião de perigo da partida logo aos sete minutos de jogo. Depois de uma grande jogada individual, Kenan Yildiz rematou para grande defesa de Trubin. O mesmo avançado turco voltou a fazer das suas ao minuto 18 e rematou cruzado, com a bola a passar perto do poste esquerdo de Trubin.

O Benfica foi-se soltando das amarras da Juventus e criou perigo ao minuto 24. Depois da Juventus ter facilitado na saída defensiva, Schjelderup intercetou o esférico, que acabou por chegar aos pés de Sudakov. O ucraniano rematou em zona frontal e Di Gregorio aplicou-se para afastar, com Kelly a atirar depois contra Pavlidis.

Os bianconeri voltaram a criar perigo pouco depois da meia hora. Aos 36 minutos, e na sequência de pontapé de um canto, Weston McKennie desviou ao primeiro poste e a bola sobrou para Miretti que cabeceou com perigo e por cima da baliza. À beira do tempo de descanso, Jonathan David apareceu numa posição muito boa para marcar, mas cabeceou ao lado, após cruzamento à direita de McKennie, quando estava sozinho no coração da área.

Segunda parte trouxe golos e penálti falhado

Para o segundo tempo, Luciano Spalletti decidiu mexer com a partida e lançou em campo Francisco Conceição. E foi já com o ex-FC Porto no relvado que a Juventus abriu a contagem ao minuto 55. Pavlidis até tinha ameaçado o golo momentos antes, mas foi Trubin a sofrer. Tomás Araújo abordou mal o lance e a Vecchia Signora não perdoou. David serviu Khéphren Thuram e o francês rematou forte sem hipóteses paras as águias.

A perder, o Benfica tinha de arriscar em busca do golo, já que não tinha nada a perder, mas acabou por averbar novo golo. Aos 64 minutos, McKennie, tabelou com Jonathan David à entrada da área, e ficou isolado para marcar o segundo dos transalpinos na partida. Na resposta, que surgiu ao minuto 69, Aursnes cabeceou ao poste após um canto.

Do outro lado do relvado, a Juventus esteve a um poste de assinar o 3-0. Numa grande embrulhada na área encarnada, Francisco Conceição tirou o cruzamento e Tomás Araújo enviou a bola ao poste da baliza de Trubin. O ucraniano só teve tempo de segurar a bola.

Já dentro dos dez minutos finais, o Benfica teve uma grande oportunidade para reentrar na discussão do resultado final. Leandro Barreiro foi atingido no pé por Bremer e, após rever o lance no VAR, Serdar Gozubuyuk apontou para a marca dos 11 metros. Vangelis Pavlidis foi chamado a bater o castigo máximo, mas escorregou e a bola saiu para fora (81 minutos).

Contas feitas, o Benfica caiu para o 29.º lugar da tabela classificativa, continuando a dois pontos da zona de playoff antes de receber o Real Madrid na próxima semana no Estádio da Luz. A Juventus segue no 15.ª, com 12 pontos, a um da zona de apuramento direto para os oitavos de final.

Momento do jogo: O golo de Thuram a abrir a segunda parte mexeu com o Benfica e acabou por encaminhar o que foi esta derrota das águias.

EM DIRETO: Benfica vai aguentando a Juventus

EM DIRETO: Benfica vai aguentando a Juventus

Acompanhe, a par e passo, todas as incidências daquela que é a sétima e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, com Sporting e Benfica de olho no apuramento.

 Notícias ao Minuto | 20:12 - 21/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2923867/turim-palco-de-pesadelo-benfica-perde-e-ve-playoff-por-um-canudo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes