Turim, palco de pesadelo. Benfica perde e vê playoff por um canudo
- 21/01/2026
Turim voltou a ser palco de más memórias para o Benfica. Depois do retumbante triunfo de há quase um ano no Juventus Stadium, o clube da Luz voltou ao norte de Itália para perder, na noite desta quarta-feira, por 2-0, em jogo da sétima e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões.
Depois de 45 minutos sem golos, a Vecchia Signora arrecadou o triunfo com golos de Thuram e Weston McKennie. Houve ainda tempo para Vangelis Pavlidis falhar uma grande penalidade à beira do fim.
Uma derrota que deixa o Benfica à beira da eliminação da Liga dos Campeões. Segue-se uma receção ao Real Madrid na próxima semana, que será o tudo o nada para contrariar o que parecer um destino quase certo.
Filme do jogo:
Costuma-se dizer que em equipa que ganha não se mexe e José Mourinho aplicou esse mantra no regresso a Itália. Em Turim, o treinador do Benfica apostou exatamente na mesma equipa inicial que tinha iniciado a partida em casa do Rio Ave no passado domingo, jogo que terminou com vitória dos encarnados por 2-0.
Neste reencontro com a Vecchia Signora, contra quem o Benfica tinha perdido apenas uma vez até ao jogo de hoje, o clube da Luz entrou com uma postura de ficar à espera do que o adversário pudesse fazer, antes de atacar em contra-ataque. Os primeiros 45 minutos foram prova disso mesmo. A primeira parte do jogo de Turim foi pautada por algum equilíbrio, mas com ligeiro domínio dos encarnados.
Apesar dessa superioridade das águias, coube à Juventus a primeira grande ocasião de perigo da partida logo aos sete minutos de jogo. Depois de uma grande jogada individual, Kenan Yildiz rematou para grande defesa de Trubin. O mesmo avançado turco voltou a fazer das suas ao minuto 18 e rematou cruzado, com a bola a passar perto do poste esquerdo de Trubin.
O Benfica foi-se soltando das amarras da Juventus e criou perigo ao minuto 24. Depois da Juventus ter facilitado na saída defensiva, Schjelderup intercetou o esférico, que acabou por chegar aos pés de Sudakov. O ucraniano rematou em zona frontal e Di Gregorio aplicou-se para afastar, com Kelly a atirar depois contra Pavlidis.
Os bianconeri voltaram a criar perigo pouco depois da meia hora. Aos 36 minutos, e na sequência de pontapé de um canto, Weston McKennie desviou ao primeiro poste e a bola sobrou para Miretti que cabeceou com perigo e por cima da baliza. À beira do tempo de descanso, Jonathan David apareceu numa posição muito boa para marcar, mas cabeceou ao lado, após cruzamento à direita de McKennie, quando estava sozinho no coração da área.
Segunda parte trouxe golos e penálti falhado
Para o segundo tempo, Luciano Spalletti decidiu mexer com a partida e lançou em campo Francisco Conceição. E foi já com o ex-FC Porto no relvado que a Juventus abriu a contagem ao minuto 55. Pavlidis até tinha ameaçado o golo momentos antes, mas foi Trubin a sofrer. Tomás Araújo abordou mal o lance e a Vecchia Signora não perdoou. David serviu Khéphren Thuram e o francês rematou forte sem hipóteses paras as águias.
A perder, o Benfica tinha de arriscar em busca do golo, já que não tinha nada a perder, mas acabou por averbar novo golo. Aos 64 minutos, McKennie, tabelou com Jonathan David à entrada da área, e ficou isolado para marcar o segundo dos transalpinos na partida. Na resposta, que surgiu ao minuto 69, Aursnes cabeceou ao poste após um canto.
Do outro lado do relvado, a Juventus esteve a um poste de assinar o 3-0. Numa grande embrulhada na área encarnada, Francisco Conceição tirou o cruzamento e Tomás Araújo enviou a bola ao poste da baliza de Trubin. O ucraniano só teve tempo de segurar a bola.
Já dentro dos dez minutos finais, o Benfica teve uma grande oportunidade para reentrar na discussão do resultado final. Leandro Barreiro foi atingido no pé por Bremer e, após rever o lance no VAR, Serdar Gozubuyuk apontou para a marca dos 11 metros. Vangelis Pavlidis foi chamado a bater o castigo máximo, mas escorregou e a bola saiu para fora (81 minutos).
Contas feitas, o Benfica caiu para o 29.º lugar da tabela classificativa, continuando a dois pontos da zona de playoff antes de receber o Real Madrid na próxima semana no Estádio da Luz. A Juventus segue no 15.ª, com 12 pontos, a um da zona de apuramento direto para os oitavos de final.
Momento do jogo: O golo de Thuram a abrir a segunda parte mexeu com o Benfica e acabou por encaminhar o que foi esta derrota das águias.














