Truques japoneses para evitar grandes molhas em dias de chuva
- 10/02/2026
Depois da Embaixada do Japão em Portugal ter dado dicas úteis para evitar galochas em zonas de cheias, deixamos mais dicas japonesas para conseguir evitar grandes molhas em dias de chuva. Saiba o que deve usar para conseguir ficar o mais seco possível.
Os blogues byFood e GaijinPot partilharam dicas que o vão ajudar a sobreviver numa altura de intempéries em que a chuva é um dos grandes problemas. O Japão é um país que costuma ter dias de muita chuva, daí que estes truques também pode ser muito úteis por cá, especialmente nestas semanas em o sol pouco ou nada tem aparecido.
Chuva. Dicas japoneses para se manter seco
Uma das dicas que deixam é usar guarda-chuva. Parece básico, mas ainda há muita gente que não o leva. O ideal é de seja resistente e que até possa facilmente ser guardado na mochila, tudo para que seja mais prático.
Por outro lado, levar sempre consigo um par de meias extra pode ser algo bastante valioso. Se por algum momento entrar água nos sapatos, ficar o dia todo com os pés molhados não é algo agradável e até pode ser perigoso.
Também ter um ponho ou um casaco mais comprido é algo muito útil. Se acabar por andar muito a pé, e até se estiver vento, é uma melhor opção do que o guarda-chuva. Botas e sapatos impermeáveis devem também ser uma aposta no seu outfit. Tenha ainda atenção às palmilhas que usa. O ideal é que sejam também de secagem rápida. Claro que não impede que leve também o tal par extra de meias.
Leia Também: Desperdiça a água da máquina de secar? 5 utilidades revolucionárias
Levar consigo uma pequena toalha é mais um truque que pode ser bastante útil. Poderá servir para limpar o rosto ou o pescoço, mas também os pés caso precise de fazer alguma troca. Se levar uma mochila ou até se tiver espaço no escritório, deixar uma calças extra ajuda também a passar melhor o dia se apanhar muita chuva.
Por outro lado, deve optar por tecidos que sequem rápido, bem com o algodão e até calças de ganga, que podem ficar molhados durante mais tempo.
Nos blogues é ainda aconselhado usar uma capa impermeável para a mochila ou mala que esteja a usar. Deverá ainda ter pequenos sacos para guardar os equipamentos eletrónicos para evitar que se molhem facilmente.
Peças de roupa que deve evitar usar em dias de chuva
O blogue The Clothing Coach revelou algumas das peças que devem ser evitadas em dias de chuva. Podem estragar-se e até deixá-lo molhado durante mais tempo. Veja o que não usar em dias de temporal.
1- Sapatos e casacos de camurça
“Definitivamente, não são uma boa opção para dias de chuva. Estes materiais absorvem água rapidamente, deixando-o encharcado e podendo danificar o material. Em vez disso, opte por sapatos feitos de couro liso impermeabilizado, lã, borracha e roupas feitas de materiais impermeáveis ou com revestimento impermeável.”
2- Roupas brancas e de cores claras
“Roupas brancas ou de cores claras podem ficar transparentes quando ficam molhadas, o que pode ser constrangedor e desconfortável. Além disso, a água da chuva pode deixar manchas desagradáveis em tecidos claros, o que dificulta a limpeza. É melhor escolher cores mais escuras ou materiais impermeáveis que não mostrem imperfeições.”
3- Tecidos delicados
“Seda, cetim ou caxemira devem ser evitados na chuva. Estes tecidos podem ser facilmente estragados pela água e ficar manchados. Ao comprar roupas impermeáveis, escolha marcas com tecnologia superior para evitar tratamentos químicos inadequados.
4- Roupas apertadas
“Roupas apertadas podem ficar desconfortáveis quando ficam molhadas, pois podem restringir nos movimentos. Em vez disso, opte por roupas mais folgadas que permitam a circulação de ar e que o mantenham confortável. Roupas mais folgadas não restringem os seus movimentos e permitem que se mova com mais liberdade e evite acidentes em superfícies escorregadias.”
5- Sapatos abertos
“Além dos seus pés ficarem molhados e frios, corre o risco de escorregar e cair em superfícies molhadas. Portanto, opte por sapatos fechados e com uma sola antiderrapante, que vão dar mais tração, mantêm os pés secos.”
6- Guarda-chuva pequeno e pouco resistente
“O melhor é investir num guarda-chuva grande e resistente que o proteja da chuva e do vento, mantendo-o seco e confortável sem esforço.”














