Truques dos chefs para dar mais sabor aos pratos (e sem abusar no sal)
- 20/01/2026
Temperar bem é um dos segredos para conseguir um grande prato no final. O uso de sal e manteiga pode ser algo comum quando quer juntar mais sabor. Contudo, existem outras formas de conseguir transformar os seus pratos. Alguns chefs partilham segredos para conseguir dar mais sabor aos pratos e sem que precise de juntar mais sal.
A revista Food&Wine falou com chefs para perceber o que fazer aos seus cozinhados para que fiquem cheios de sabor. O sal e a manteiga são deixados de lado. Saiba o que usam como alternativa.
O que fazer para dar mais sabor aos seus pratos
A revista juntou as propostas de quatro chefs profissionais. São eles: Paul Rohadfox, Angelo Caruso, Abby Burk e Manny Barella. Veja as sugestões.
1- Junte ácido
“Adicionar cítricos ou um toque de vinagre pode elevar um prato. Usar o sumo de um limão e depois a casca são duas maneiras de adicionar cítricos. O sumo dá um toque intenso e a raspa é mais suave”, diz Paul Rohadfox.
Leia Também: Assim estraga o salmão! Eis como cozinhar peixe sem perder ómega 3
2- Confie nas ervas
“Na minha experiência, as ervas podem realmente ser o elemento principal quando se trata de sabor. Quando adicionadas no momento certo, sejam cortadas ou inteiras, podem ser um ótimo complemento para qualquer prato.” Angelo Caruso aponta ainda que costuma juntar alecrim, tomilho, sálvia ou orégãos.
3- O segredo da caramelização
“Quando permite que os ingredientes fiquem caramelizados, libera a doçura e a profundidade que tornam um prato mais saboroso sem depender de gordura extra”, continua Angelo Caruso. “Assar cebolas ou outros vegetais e transformá-los em puré também pode enriquecer molhos e vinagretes”, acrescenta Abby Burk.
4- Apostar em fumados
“Grelhar e cozinhar a lenha é uma ótima técnica para realçar os sabores naturais dos alimentos, ao mesmo tempo que introduz novas e agradáveis camadas de sabor”, diz Abby Burk.
5– Incluir alimentos fermentados
“Se está tentar limitar o uso de sal, os alimentos fermentados são uma ótima maneira de adicionar um toque de salinidade e, ao mesmo tempo, intensificar o sabor”, continua Paul Rohadfox.
6- Usar alimentos picantes
“Quando está a evitar a manteiga, existem muitas opções para obter uma cremosidade semelhante nas refeições. Adoro mostarda Dijon porque é um ótimo emulsificante, dá uma textura cremosa aos pratos e junta uma acidez suave”, conta Manny Barella.
Faça isto e verá que as suas facas duram muito mais
Com o uso habitual, as facas acabam por perder alguma da sua eficácia. Por isso, é importante que tenha alguns cuidados para fazer com que durem mais tempo.
O 'website' HouseDigest deixou algumas dicas para evitar que as suas facas se estraguem e continuam a cortar como sempre. Depois de afiá-la, com o utensílio próprio, evite usar em superfícies de vidro ou mármore.
Só estará a fazer com que perca a capacidade de corte rapidamente. Em vez disso, deve usar tábuas de corte que sejam de madeira ou de plástico. A limpeza também é um processo importante.
Depois de usar a faca, deve limpá-la de imediato. Pode ser mais problemático se cortar alimentos ácidos, como limões, cebolas ou tomate. Deve ser limpa à mão, e não na máquina, com água morna e um pouco de detergente.
Por fim, secar é também um ponto importante. Deve fazê-lo com um pano e de imediato para evitar que a água fique muito tempo em contacto com a lâmina.














