Trump veta lei sobre terras de tribo após polémica com centro de imigrantes

  • 02/01/2026

Quer a tribo, quer grupos ambientalistas tentaram impedir judicialmente a construção e o funcionamento do centro de imigração.

 

O centro enfrenta ainda processos judiciais alegando tratamento desumano por parte de várias organizações civis e familiares de reclusos.

De acordo com os líderes tribais, o veto parece ser uma retaliação pela oposição da tribo ao centro, localizado no coração dos pântanos e reserva natural dos Everglades, a norte de Miami, e perto de terras ancestrais da tribo.

Na sua mensagem de veto ao Congresso, Trump relacionou explicitamente a lei com a oposição da tribo às suas políticas de imigração.

"Apesar de procurar financiamento e tratamento especial do Governo federal, a tribo Miccosukee tentou ativamente obstruir políticas de imigração razoáveis pelas quais o povo americano votou decisivamente quando fui eleito", frisou o chefe de Estado norte-americano.

O presidente da tribo, Talbert Cypress, destacou em comunicado que a legislação não tinha qualquer relação com a imigração.

"Este projeto de lei visava proteger o nosso povo, os nossos lares e uma comunidade histórica Miccosukee que existe há gerações. Não se tratava de tratamento especial, muito menos de imigração", vincou.

O veto à 'Lei de Emendas da Área Reservada Miccosukee', promovida pelo congressista republicano Carlos Giménez, um aliado de Trump, é um dos primeiros do segundo mandato de Trump.

A medida, aprovada por unanimidade por ambas as câmaras do Congresso, teria alterado a lei existente para incluir formalmente o histórico Acampamento Osceola na Área Reservada Miccosukee e teria exigido que o Governo federal trabalhasse com a tribo para proteger as casas e as infraestruturas contra inundações.

Era um ajuste técnico limitado, focado no reconhecimento do uso histórico da terra pela tribo e na melhoria da coordenação com as agências federais.

Cypress explicou que o processo contra o "Alligator Alcatraz" decorre de preocupações ambientais e do cumprimento da lei federal, e não de uma tentativa de interferir na aplicação das leis de imigração.

"Temos a responsabilidade de proteger os Everglades e as nossas terras ancestrais", salientou.

"Cruéis". Amnistia denuncia tortura em centros de detenção da Flórida

A Amnistia Internacional denunciou hoje a prática de "tratamentos cruéis, desumanos e degradantes" de imigrantes em dois centros de detenção da Flórida, pedindo o seu encerramento e proibição de detenções de imigrantes por aquele estado norte-americano.

Lusa | 15:18 - 04/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912904/trump-veta-lei-sobre-terras-de-tribo-apos-polemica-com-centro-de-imigrantes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes