Trump vai supervisionar "grande investigação" sobre morte de Alex Pretti

  • 27/01/2026

"Estamos a realizar uma grande investigação. Quero ver a investigação e vou supervisioná-la", explicou o governante, em declarações à imprensa na Casa Branca antes de partir para Iowa, onde discursará sobre a economia.

 

Nas mesmas declarações, Trump garantiu que a secretária da Segurança Interna, Kristi Noem, continuará no cargo apesar de a oposição exigir a sua demissão.

Noem está a fazer "um excelente trabalho", disse Trump.

O Presidente também classificou como "muito triste" a morte Alex Pretti, baleado no sábado por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla inglesa).

Embora tenha recusado classificar Pretti como um "assassino", como fez o seu conselheiro Stephen Miller, Donald Trump considerou, no entanto, que o enfermeiro de 37 anos não deveria ter levado uma arma para uma manifestação.

A Casa Branca tem sustentado que a morte de Alex Pretti foi um caso de legítima defesa, alegando --- apesar de as imagens mostrarem o contrário --- que este se aproximou dos agentes do ICE brandindo uma arma, com a clara intenção de cometer "um massacre".

Embora fosse portador de uma arma, com a respetiva licença, como confirmaram a polícia local e a família, vários vídeos mostram Alex Pretti a aproximar-se dos agentes com um telemóvel na mão para ajudar uma pessoa imobilizada no chão, antes de ser, por sua vez, obrigado a ajoelhar-se, espancado, desarmado e morto a tiro.

Muitas vozes dentro e fora do Minnesota, o estado onde fica Minneapolis, pediram investigações independentes e exaustivas sobre a morte de Pretti por tiros disparados por agentes do ICE.

Trump lembrou também que, para diminuir a tensão na cidade, enviou o seu responsável pela política de deportações em massa, Tom Homan, para substituir como interlocutor com as autoridades locais o oficial do ICE Greg Bovino, que liderou as rusgas em Minneapolis nas últimas três semanas.

"Como já sabem, Tom Homan está agora em Minnesota. Ele está reunido com o governador e com o presidente da câmara, e disseram-me que tudo está a correr muito bem", disse Trump.

Alex Pretti estava armado no sábado, o que alguns responsáveis norte-americanos usaram para defender a ação dos agentes federais, suscitando protestos de representantes do lobby pró-armas.

Trump conversou na segunda-feira com o presidente da câmara de Minneapolis, Jacob Frey, e o governador do Minnesota, Tim Walz, para evitar uma deterioração da segurança na cidade e anunciou que enviaria 3.000 agentes federais para ajudar a controlar os distúrbios.

Frey afirmou que espera que alguns dos 3.000 agentes federais enviados por Washington deixem a cidade ainda hoje.

A morte de Alex Pretti gerou uma grande pressão sobre a Casa Branca devido à sua operação militarizada em Minneapolis.

Esse destacamento começou no início de janeiro, depois que Trump colocou em foco casos de desvio de fundos federais envolvendo a comunidade somali da cidade.

A morte de Pretti foi a segunda morte de um cidadão de Minneapolis por tiros de agentes de imigração em menos de três semanas, após a morte de Renee Good em 07 de janeiro. 

Leia Também: Pais de Alex Pretti acusam governo de "mentiras doentias. Era bom homem"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927252/trump-vai-supervisionar-grande-investigacao-sobre-morte-de-alex-pretti#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes