Trump suspende migração do "terceiro mundo"? UE reage com cautela

  • 28/11/2025

A chefe de diplomacia da UE, Kaja Kallas, disse inicialmente desconhecer os detalhes do anúncio de Trump, que na noite de quinta-feira anunciou que interromperá permanentemente a migração proveniente "de todos os países do terceiro mundo", através da sua rede Truth Social, dois dias após o tiroteio ocorrido em Washington D.C. contra dois membros da Guarda Nacional por um cidadão afegão.

 

Kallas disse ter tomado conhecimento deste anúncio enquanto se encontrava na reunião da União para o Mediterrâneo, que decorreu hoje na cidade espanhola de Barcelona.

No entanto, salientou que "uma coisa é a declaração" que pode ser feita num primeiro momento e outra "as propostas legislativas" em que esse anúncio pode acabar por se traduzir.

"Veremos o que acontece", comentou Kallas numa conferência de imprensa após o décimo Fórum Regional da União para o Mediterrâneo (UpM) em Barcelona, sublinhando que, em qualquer caso, "as políticas de migração são da competência de cada um dos países".

Após o tiroteio na capital norte-americana, o diretor do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), Joseph B. Edlow, anunciou que o Governo federal vai efetuar uma "rigorosa revisão" dos cartões de residente de todos os imigrantes de países suspeitos.

"Sob a direção do POTUS [o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump], ordenei uma revisão rigorosa, em grande escala, de cada cartão de residente de cada estrangeiro de cada país preocupante", escreveu Edlow na rede social X.

A ordem do USCIS, que não especifica as nações "preocupantes", surge após a revelação de que um afegão, de 29 anos, Rahmanullah Lakanwal, foi o alegado autor do ataque junto da Casa Branca de dois agentes da Guarda Nacional, que causou a morte a um deles, uma mulher, enquanto o outro permanece em estado crítico. 

Embora as autoridades norte-americanas não tenham detalhado os países afetados, Trump proibiu em junho a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de 12 nações, com o argumento de proteger a "segurança nacional": Afeganistão, Birmânia, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irão, Líbia, Somália, Sudão e Iémen.

Também restringiu a entrada de cidadãos de outros sete países: Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turquemenistão e Venezuela.

Durante o seu primeiro mandato (2017-2021), Trump assinou um decreto, poucos dias depois da sua tomada de posse, que estabelecia uma proibição de entrada nos Estados Unidos a imigrantes de sete países de maioria muçulmana (Irão, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iémen).

A proibição, com efeitos imediatos, era estabelecida para um período de três meses.

O decreto também previa a suspensão da chegada aos Estados Unidos de todos os refugiados por um período mínimo de 120 dias (para os refugiados sírios o prazo era indeterminado).

Leia Também: Planos de paz. Trump disposto a conceder territórios ocupados à Rússia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2896606/trump-suspende-migracao-do-terceiro-mundo-ue-reage-com-cautela#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes