Trump recebeu medalha e Corina recebeu saco de brindes: Com o quê?
- 16/01/2026
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, entregou, na quinta-feira, a medalha do Nobel da Paz ao presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendendo muitos dos que acompanham a sua visita ao país de perto - e também de longe. Mas, do encontro com Trump, que aconteceu ontem, Corina Machado não saiu de mãos a abanar.
A visita a Trump aconteceu na Casa Branca, onde lhe entregou a medalha. Depois, Corina Machado foi fotografada com uma espécie de saco de brindes vindos de Washington - um saco vermelho, com a assinatura do presidente dos EUA.
Apesar de Trump e a líder venezuelana estarem num clima de elogios, com Trump a dizer que Corina é "maravilhosa", a líder saiu com poucas - ou nenhumas - promessas. Apesar disso, Corina disse em entrevista à Fox News que acredita que será eleita presidente da Venezuela quando "chegar a altura certa", apontando que será a primeira mulher a ocupar o cargo.
Mas, afinal, o que pode ter levado Corina?
Com ajudas concretas que ficaram por terra, Corina foi então fotografada com este saco de brindes. É desconhecido o que está no interior, mas, de acordo com a Page Six, sacos semelhantes foram dados a convidados que estiveram presentes na cerimónia de tomada de possa do 2.º mandato de Trump, em janeiro de 2025.
Estes sacos foram distribuídos a convidados próximos de Trump e às suas famílias e incluíam uma medalha com as imagens de Trump e do seu vice-presidente, JD Vance, um caderno de couro vermelho com inscrições a dourado, uma moeda com a imagem do Capitólio. Foi ainda oferecida uma garrafa de Coca-Cola Zero (a bebida preferida de Trump), na qual se lia "Tomada de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, em 20 de janeiro de 2025."
Mas estes sacos não são uma ideia do ano passado, já que em 2017 convidados selecionados também receberam um saco semelhante, onde objetos com a imagem de Trump estavam, por sua vez, acompanhados pela imagem de Mike Pence, então vice-presidente. Na altura, um boné com a inscrição "Make America Great Again" ["Tornar os EUA Grandiosos Novamente", na tradução livre"] com assinatura de Trump também constava das prendas, assim como um porta-chaves com a imagem a Casa Branca e uma nota de 100 dólares com a imagem de Trump.
© Chip Somodevilla/Getty Images
Medalha na posse de Trump... mas e prémio?
María Corina Machado explicou, depois de ter entregado o prémio a Trump, que "há 200 anos o general Lafayette deu a Simón Bolívar a medalha como rosto de George Washington. Bolívar ficou com a medalha para o resto da vida."
"Duzentos anos depois, o povo de Bolívar está a entregar a Washington uma medalha, neste caso a medalha do Prémio Nobel da Paz, em reconhecimento do seu compromisso único com a nossa liberdade", acrescentou.
Hora antes, o comité Nobel Norueguês sublinhava que o Prémio Nobel da Paz avisava numa publicação na rede social X (antigo Twitter) que "uma medalha pode mudar de dono, mas o título de laureado com o Prémio Nobel da Paz não."
O aviso surgiu já depois de dias em que Corina mostrou vontade de entregar o prémio a Trump, o que já tinha feito o comité falar sobre o assunto, dizendo que "não poderia."















