Trump quer Nobel, mas "não pode" ficar com o de Corina. Que se disse?

  • 11/01/2026

Já disse ter terminado com "oito" guerras e que pretende ser galardoado com o Nobel da Paz, tendo feito campanha para obter essa distinção desde que regressou à Casa Branca. Após a entrega do prémio no ano passado a María Corina Machado, Donald Trump cedo revelou que a opositora venezuelana lhe telefonou, dedicando-lhe o Nobel e, agora, há um novo 'capítulo', que fez com que o Instituto Nobel da Noruega viesse esclarecer que tais distinções não podem ser doadas ou partilhadas. Mas o que se disse (e como aqui chegámos)?

 

O presidente dos Estados Unidos tem, por diversas vezes, sido bastante vocal acerca da sua vontade de ser distinguido com um Nobel da Paz. Em setembro do ano passado, recorde-se, considerou que "seria um grande insulto" ao país se não fosse o 'vencedor': "Eles vão dá-lo a um tipo que não fez nada", considerou Trump, que afirma ter posto fim a vários conflitos.

Com a distinção a recair sobre Corina, o presidente dos Estados Unidos não tardou em destacar que esta lhe telefonou, dedicando-lhe o Nobel. "A pessoa que recebeu hoje [em outubro passado] o Prémio Nobel ligou-me e disse: 'Estou a aceitar isto em sua homenagem porque realmente o mereceu', o que foi muito gentil da parte dela", disse Trump, na altura, em conferência de imprensa. 

A Casa Branca, por sua vez, criticou a atribuição do Prémio Nobel da Paz à líder da oposição venezuelana, considerando que "nunca haverá ninguém" como Trump.

Trump diz que María Corina Machado lhe dedicou Nobel da Paz em telefonema

Trump diz que María Corina Machado lhe dedicou Nobel da Paz em telefonema

Donald Trump afirmou que a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, lhe ligou após receber o Prémio Nobel da Paz, dedicando este ao Presidente norte-americano, que pretendia receber a distinção.  

Lusa | 06:12 - 11/10/2025

Antes, Machado tinha publicado na rede social X uma mensagem onde afirmava que o Nobel é "um impulso para concluir a tarefa" da oposição, "conquistar a Liberdade", invocando para esse fim a necessidade do apoio norte-americano.

"Estamos no limiar da vitória e hoje, mais do que nunca, contamos com o presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, os povos da América Latina e as nações democráticas do mundo como os nossos principais aliados para alcançar a Liberdade e a democracia. Dedico este prémio ao povo sofrido da Venezuela e ao presidente Trump pelo seu apoio decisivo à nossa causa!", escreveu.

A captura de Maduro e as "ações valentes" 

Meses mais tarde, já em janeiro deste ano, os Estados Unidos capturaram Nicolás Maduro. Após a detenção, María Corina Machado voltou a mostrar o seu apreço e agradeceu a Donald Trump pelas "ações valentes" que levaram à 'queda' do até então líder venezuelano.

Durante uma entrevista ao apresentador Sean Hannity, na Fox News, a líder da oposição indicou que o movimento que representa alcançaria "mais de 90% dos votos" em eleições livres e justas -, hipótese que Donald Trump se recusou publicamente a respaldar, dizendo, aliás, que Corina não tem apoio suficiente na Venezuela para liderar o país.

Na mesma entrevista, María Corina Machado salientou que gostaria de entregar ou partilhar o prémio Nobel da Paz com o presidente dos Estados Unidos - que supervisionou a operação para capturar Nicolás Maduro, que, agora, enfrenta acusações de tráfico de droga em Nova Iorque.

"Eu adoraria poder dizer-lhe pessoalmente que nós acreditamos - o povo venezuelano, porque este é um prémio do povo venezuelano - que queremos entregá-lo a ele e partilhá-lo com ele", disse, acrescentando: "O que ele fez é histórico. É um enorme passo para uma transição democrática."

Por sua vez, na sexta-feira, Trump disse que se vai encontrar com María Corina Machado na próxima semana e que seria "uma grande honra" se a dirigente oposicionista venezuelana lhe entregasse o Prémio Nobel da Paz.

"Partilhar" Nobel com Trump? Corina "não pode"

Tendo em conta as declarações, o Instituto Nobel da Noruega esclareceu, no sábado, que María Corina Machado não pode doar o Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos - como afirmou ser sua intenção -, nem a qualquer outra pessoa.

"Uma vez anunciado, o Prémio Nobel da Paz não pode ser revogado, transferido ou partilhado com terceiros", afirmou o instituto num breve comunicado.

"A decisão é final e irrevogável", acrescentou.

Instituto Nobel trava Corina Machado e partilha com Trump:

Instituto Nobel trava Corina Machado e partilha com Trump: "Não pode"

O Instituto Nobel da Noruega esclareceu hoje que María Corina Machado não pode doar o Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, como afirmou ser sua intenção, nem a qualquer outra pessoa.

Lusa | 22:27 - 10/01/2026

De lembrar que, para já, Donald Trump (apenas) recebeu o Prémio da Paz... da FIFA. Tal distinção foi concedida durante o sorteio do Mundial2026, em 5 de dezembro de 2025, tendo esta sido entregue ao presidente norte-americano pelas suas ações para "promover a paz e a unidade em todo o mundo".

Leia Também: Irão ameaça retaliar contra EUA e Israel em caso de ataque norte-americano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2917317/trump-quer-nobel-mas-nao-pode-ficar-com-o-de-corina-que-se-disse#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes