Trump oferece-se para mediar Egito e Etiópia sobre barragem no Nilo

  • 17/01/2026

"Estou pronto para retomar a mediação dos EUA entre o Egito e a Etiópia para resolver de forma responsável a questão da 'partilha das águas do Nilo' de uma vez por todas", declarou Trump, numa carta ao homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

 

O republicano alega que, durante negociações promovidas no primeiro mandato (2017-2021), evitou uma guerra, embora em julho tenha admitido que a barragem "se tornou um problema muito sério" e instado as partes a "encontrarem uma solução".

O Presidente norte-americano reiterou que nenhum país deve "controlar unilateralmente" as águas do Nilo em detrimento dos outros Estados e que ajudaria a "garantir as necessidades hídricas" do Egito, da Etiópia e do Sudão.

"Com o conhecimento técnico adequado, negociações justas e transparentes e um papel significativo dos EUA no acompanhamento e na coordenação entre as partes, podemos alcançar um acordo duradouro para todas as nações da Bacia do Nilo", diz a carta.

Trump afirmou que pretende garantir descargas previsíveis de água durante os períodos de seca no Egipto e no Sudão, enquanto a Etiópia poderá continuar a gerar "quantidades substanciais" de electricidade, que propõe ainda que sejam "doadas ou vendidas" aos outros dois países.

Egito e Etiópia têm fortes tensões sobre a construção da Grande Barragem do Renascimento Etíope, inaugurada por Adis Abeba no Nilo Azul em setembro, e que tanto o Egito quanto o Sudão consideram uma ameaça à sua segurança hídrica.

Logo após a inauguração da Grande Barragem, o Egito acusou a Etiópia de unilateralismo e "violação do direito internacional", numa carta de protesto enviada ao Conselho de Segurança da ONU.

Com cerca de 110 milhões de habitantes, o Egito depende do Nilo para 97% das suas necessidades hídricas, nomeadamente para a agricultura.

O Nilo, cuja bacia hidrográfica abrange onze países, tem dois afluentes principais: o Nilo Branco, que nasce na região dos Grandes Lagos; e o Nilo Azul, que nasce no lago Tana, na Etiópia, e contribui com 85% da água do rio.

O projeto está localizado na região etíope de Benishangul-Gumuz (oeste), a cerca de 15 quilómetros da fronteira com o Sudão.

A hidroelétrica, a 15.ª maior do mundo, tem capacidade para gerar 5.150 megawatts de energia elétrica (equivalente a quase seis centrais nucleares) e para armazenar cerca de 74 mil milhões de metros cúbicos de água.

Apesar das repetidas garantias da Etiópia de que o projeto não causará danos significativos, os três países não conseguiram chegar a um acordo nas sucessivas negociações que tiveram lugar desde 2015.

Várias tentativas de mediação ao longo da última década entre os três países --- sob a égide sucessiva dos Estados Unidos, do Banco Mundial, da Rússia, dos Emirados Árabes Unidos e da União Africana --- fracassaram.

Leia Também: Dois turistas turcos (e motorista) mortos na Etiópia. "Ato hediondo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921073/trump-oferece-se-para-mediar-egito-e-etiopia-sobre-barragem-no-nilo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes