Trump? "O Chile não aceita qualquer tipo de tutela", atira presidente

  • 22/11/2025

"O Chile não aceita qualquer tipo de tutela. A nossa soberania não é negociável", publicou Gabriel Boric na sua conta no Instagram sobre uma imagem da notícia.

 

O porta-voz adjunto do Departamento de Estado norte-americano, Tommy Pigott, indicou num comunicado que, nos últimos anos, "novas ideologias destrutivas têm dado abrigo a violações de direitos humanos" e sublinhou que o Governo de Trump não permitirá que práticas como "a mutilação de crianças, leis que restringem a liberdade de expressão e políticas laborais que discriminam com base na raça" permaneçam impunes.

As embaixadas deverão relatar os subsídios estatais aborto ou a fármacos abortivos, assim como o número total de interrupções voluntárias da gravidez no país em questão, além daquelas políticas de "afirmação da diversidade, da equidade e da inclusão" que promovem a discriminação positiva por raça, sexo ou classe social.

Notícias ao Minuto Partilha feita pelo presidente chileno nas redes sociais© Reprodução/ Instagram/ Gabriel Boric  

O Chile debate neste momento um projeto de lei para legalizar o aborto sem pressupostos até à 14 semana de gestação, uma das principais promessas de campanha de Boric, que foi apresentado em maio.

A apresentação do projeto foi aplaudida por grande parte da esquerda e pelas organizações feministas e recebeu fortes críticas por parte da direita, que renovou a sua maioria no Congresso nas eleições de 16 de novembro.

 Além disso, o Congresso também discute um projeto de lei para a eutanásia, que permite a morte assistida sob algumas premissas.

Boric divulgou a sua mensagem pouco depois de o ministro das Relações Exteriores Chileno, Alberto van Klaveren, ter enviado uma nota de protesto pelas declarações do novo embaixador designado pelos Estados Unidos, Brandon Judd, que criticou o presidente do Chile e fez comentários tendenciosos sobre o processo presidencial em curso.

"É sempre dececionante quando um presidente de um Estado critica outro país, em vez de criticar aqueles que têm os piores problemas em questões ambientais", afirmou Judd à imprensa, a menos de três semanas de os chilenos voltarem às urnas para eleger o presidente na segunda volta das presidenciais, a 14 de dezembro, disputada entre a candidata de esquerda Jannette Jara e o candidato da extrema-direita José Antonio Kast.

Os Estados Unidos são o segundo parceiro comercial do Chile, com trocas comerciais que atingiram os 31.636 milhões de dólares no final de 2024 e que têm registado um crescimento médio anual de 6,3% nos últimos seis anos, segundo dados da Subsecretaria de Relações Económicas Internacionais.

Os países mantêm também uma relação intensa em matéria de economia digital, segurança fronteiriça e combate ao crime organizado.

Leia Também: Chile anuncia passagem de prisão de privilegiados a regime comum

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892640/trump-o-chile-nao-aceita-qualquer-tipo-de-tutela-atira-presidente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes