Trump lamenta que mensagem económica não esteja a passar nos EUA

  • 20/01/2026

"Herdámos uma confusão. Os números que herdámos estavam em ascensão, e agora conseguimos reduzi-los, quase todos, consideravelmente", declarou o Presidente norte-americano na Casa Branca, referindo-se em concreto à inflação.

 

No dia em que se assinala um ano desde que regressou ao poder, Donald Trump apresentou o que considera serem as suas conquistas durante uma conferência de imprensa que as agências internacionais descreveram como confusa, na qual criticou os seus assessores de comunicação por não conseguirem que a sua mensagem chegue aos norte-americanos.

"Quer dizer, não compreendo... Talvez a minha equipa de comunicação não seja muito boa, mas não estamos a conseguir passar a mensagem", admitiu, enquanto a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, se manteve impassível.

Ao longo de 80 minutos, num tom de voz invulgarmente baixo, Trump elencou os principais sucessos que reclama para a sua administração, insistindo que o país está a experimentar "uma inflação muito baixa".

O Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre de 2025, prosseguiu, "está a caminho de superar, talvez por uma larga margem, o crescimento de 5%", uma previsão que deverá ser analisada como otimista.

Trump salientou também o efeito positivo das tarifas que implementou contra os parceiros dos Estados Unidos, observando que reduziram o défice comercial e obrigaram as empresas de outros países a investir em fábricas em território norte-americano.

"Vêm para aqui porque não podem pagar as tarifas", comentou o líder da Casa Branca, que no último fim de semana ameaçou impor tarifas a oito países europeus que enviaram tropas para a Gronelândia e não apoiaram o seu plano de anexar o território autónomo dinamarquês.

O Presidente norte-americano começou o seu discurso na sala de imprensa da Casa Branca exibindo fotos de "assassinos desequilibrados" que disse terem sido detidos pelos serviços de imigração e alfândegas (ICE) e deportados, em particular de Minnesota, palco de protestos contra as ações daquela entidade federal.

Minneapolis, a maior cidade do estado, vive num clima tenso desde que uma mulher norte-americana foi morta em 07 de janeiro por um agente do ICE.

Trump voltou a atacar o seu antecessor, Joe Biden, como o "pior presidente da história em matéria de imigração", acusando-o de implementar uma política de fronteiras abertas, que disse já ter sido invertida.

"Ninguém entrou", argumentou o político republicano, acrescentando não compreender as críticas às controversas operações contra imigrantes do ICE.

O Presidente norte-americano reiterou a sua ameaça contra as chamadas "cidades-santuário", que limitam a cooperação com as autoridades federais de imigração e deixarão de receber financiamento de Washington a partir de 01 de fevereiro, caso não comecem a colaborar com o ICE e outras agências.

Na sua longa conferência de imprensa, Trump brincou ainda com a sua tentativa de designar o Golfo do México como Golfo da América após o seu regresso à Casa Branca há um ano.

"Eu ia chamar-lhe Golfo Trump, mas pensei que me matavam se o fizesse. Queria fazê-lo. (...) Golfo Trump soa bem de qualquer forma, talvez possamos fazer isso. Ainda vamos a tempo", sugeriu.

Leia Também: Nova-iorquinos pedem "impeachment" de Trump em protesto contra "fascismo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923132/trump-lamenta-que-mensagem-economica-nao-esteja-a-passar-nos-eua#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes