Trump inicia na próxima semana ações de campanha para eleições intercalares
- 22/01/2026
A primeira deslocação do chefe de Estado republicano tendo em vista as eleições intercalares em que estará em disputa o controlo do Congresso será na próxima semana ao Iowa, um estado onde tradicionalmente arranca a corrida à presidência, com eleições primárias, juntamente com o New Hampshire.
A chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, adiantou hoje à imprensa que o discurso de Trump no Iowa vai focar-se em questões relacionadas com a economia e a energia.
Além das deslocações semanais de Trump, os membros da sua administração também aumentarão a sua presença no terreno, acrescentou Wiles.
Em dezembro, a chefe de gabinete da Casa Branca já tinha indicado que Trump planeava envolver-se na campanha para as eleições intercalares como se fossem as últimas eleições presidenciais, nas quais derrotou a democrata Kamala Harris.
O Presidente planeia também realizar uma Convenção Nacional Republicana antes das eleições intercalares, semelhante à organizada para a nomeação presidencial.
Os norte-americanos vão votar a 03 de novembro a renovação de toda a Câmara dos Representantes e de um terço do Senado, além de elegerem 36 governadores e outras autoridades locais.
Para Trump, estas serão eleições cruciais para a segunda metade do seu segundo e último mandato, pondo em jogo a estreita maioria republicana no Congresso.
Os democratas, por sua vez, intensificaram as críticas à administração Trump devido ao elevado custo de vida, incluindo habitação e cuidados de saúde, uma questão que gerou desconforto até entre setores da própria base eleitoral do Presidente.
Alguns sectores republicanos têm criticado Trump por dedicar demasiado tempo, no seu primeiro ano de mandato, a temas internacionais, normalmente menos relevantes para os eleitores do que a economia.
Leia Também: Líderes da UE tentam hoje enviar sinal de unidade face a ameaças dos EUA













