Trump diz que anuncia "na próxima semana" o nome do próximo líder da Fed
- 29/01/2026
Trump disse acreditar que o sucessor de Jerome Powell "será uma pessoa que fará um bom trabalho" e que "com a ajuda da Reserva Federal" poder-se-á "atingir números nunca antes vistos".
A escolha do presidente do banco central dos Estados Unidos é um dos assuntos-chave da política norte-americana, dado que o mandato do atual presidente termina no próximo mês de maio e o presidente dos EUA já demonstrou uma oposição pública e severa à maneira como Powell conduz a política monetária.
Trump, que insiste que as taxas de juro devem descer com rapidez, mantém uma ofensiva aberta contra Powell, que rejeita qualquer interferência política nas decisões da Fed e que, na quarta-feira, decidiu mantê-las após três cortes consecutivos e como parte de um ciclo de descidas que começou em setembro de 2024.
Os ataques de Trump a Powell têm sido constantes nos últimos meses, com o Presidente dos EUA a insultar o presidente da Fed e culminaram com a investigação criminal aberta por promotores federais contra Powell por custos excessivos nas obras da sede do banco central em Washington.
Numa declaração insólita, Powell chegou a assegurar que a investigação respondia às pressões políticas para que a Fed tome decisões que agradem o Presidente dos Estados Unidos.
Contudo, Powell demonstrou-se firme em defender a independência do banco central norte-americano e pretende inclusivamente continuar, a partir de maio, no conselho da instituição.
Entre os favoritos para substituir Jerome Powell como presidente da Reserva Federal, segundo os mercados e a imprensa económica, estão o executivo da BlackRock Rick Rieder, o ex-governador da Fed Kevin Warsh e o atual governador do banco central Christopher Waller.
Leia Também: Enviado de Trump promete "lei e ordem" após mortes em Minneapolis













