Trump critica acordo de energia limpa entre Reino Unido e Califórnia

  • 16/02/2026

"O Reino Unido já tem problemas suficientes para se estar a envolver com Gavin 'Newscum'", reagiu Donald Trump numa entrevista ao jornal digital Politico, na qual usou o apelido depreciativo com que se costuma referir ao californiano, combinando o apelido com a palavra inglesa "scum", escória em português.

 

O memorando de entendimento para cooperar na descarbonização, adaptação às alterações climáticas e inovação verde foi assinado, em Londres, entre Newsom e o secretário de Energia britânico, Ed Miliband, durante a deslocação à Europa do governador democrata, que antes tinha feito uma paragem na Conferência de Segurança de Munique.

O pacto político com duração de cinco anos também inclui uma maior colaboração em parques eólicos marinhos, um dos pontos mais criticados por Trump, que classificou a energia eólica como perdedora, insistindo que as turbinas "destroem paisagens", prejudicam a economia e encarecem a eletricidade.

O Presidente republicano disse ao Politico que "era inadequado" que Newsom assinasse acordos desse tipo e que os britânicos "negociassem com ele".

"Se fizessem ao Reino Unido o que ele [Newsom] fez à Califórnia, este não seria um projeto muito bem-sucedido", advertiu Trump, que rejeitou em várias ocasiões as posições do estado de maioria democrata a favor de combater as alterações climáticas e promover a energia limpa.

Newsom viajou até à Europa, com um grupo de democratas, numa tentativa de contrabalançar a mensagem do Governo de Trump, com posições que afastam Washington dos aliados europeus, entre elas a recente medida do republicano para desregulamentar os gases poluentes de efeito estufa.

O governador da Califórnia reuniu-se com várias personalidades em Munique, incluindo com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e aproveitou a presença para sublinhar o compromisso na luta contra as alterações climáticas.

"Quero ser claro: a administração Trump é temporária. O compromisso da Califórnia não. Ele irá embora dentro de três anos. O nosso objetivo de mitigar as alterações climáticas permanecerá", afirmou Newsom na capital bávara.

Newsom é uma das figuras mais visíveis da oposição ao líder republicano e é um possível candidato democrata nas eleições presidenciais de 2028.

Leia Também: Alemanha enche-se de foliões e de sátiras a Trump (mas não só). Ora veja

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2940549/trump-critica-acordo-de-energia-limpa-entre-reino-unido-e-california#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes