Trump convida primeira-ministra japonesa a visitar EUA na primavera

  • 03/01/2026

Na sexta-feira à noite, durante uma conversa telefónica de 25 minutos, Takaichi e Trump reafirmaram o desejo de reforçar ainda mais a cooperação nas áreas da economia e da segurança, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão.

 

Em comunicado, o ministério acrescentou que o Presidente dos EUA convidou também a primeira-ministra japonesa a visitar os EUA, e "os dois líderes concordaram em coordenar os detalhes desta visita (...) na primavera".

Takaichi e Trump também "trocaram opiniões, principalmente sobre a região do Indo-Pacífico, e reafirmaram a estreita cooperação entre o Japão e os Estados Unidos no atual contexto internacional", acrescentou o comunicado.

O anúncio surge depois de Trump ter anunciado que visitará a China em abril, e numa altura em que duas maiores economias da Ásia estão envolvidas numa disputa diplomática que já dura há dois meses.

A tensão entre Tóquio e Pequim subiu após Takaichi, eleita em outubro, ter sugerido, no início de novembro, que Tóquio poderia intervir militarmente em caso de ataque a Taiwan, que a China considera fazer parte do seu território.

O diário norte-americano Wall Street Journal noticiou que, durante a última chamada telefónica, em novembro, Trump aconselhou Takaichi a não provocar a China sobre a questão da soberania de Taiwan. Tóquio negou esta informação.

Na segunda e terça-feira, a China lançou foguetes e mobilizou dezenas de caças e navios de guerra em torno de Taiwan em exercícios militares de grande escala, simulando um bloqueio dos portos da ilha.

Na quarta-feira, Tóquio afirmou que estes exercícios "exacerbaram as tensões" na região e indicou que tinha manifestado as suas preocupações a Pequim.

Por sua vez, os EUA pediram ao Governo da China que "cesse a sua pressão militar sobre Taiwan" e acusou-o de "aumentar desnecessariamente as tensões" na região.

Na quinta-feira, Presidente de Taiwan, William Lai Ching-te, prometeu "defender firmemente a soberania nacional" da ilha.

"A minha posição sempre foi clara: defender firmemente a soberania nacional, reforçar a defesa nacional e a resiliência de toda a sociedade, estabelecer capacidades de dissuasão eficazes e construir mecanismos robustos de defesa democrática", disse Lai, num discurso transmitido pela televisão.

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que o que descreveu como a 'reunificação' de Taiwan com a China continental não pode ser travada, num discurso à nação, pouco depois do anúncio do fim dos exercícios.

O Governo de Taiwan alega que a ilha nunca fez parte da China comunista e que as pretensões de soberania chinesas são ilegítimas.

Leia Também: Trump veta lei sobre terras de tribo após polémica com centro de imigrantes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912927/trump-convida-primeira-ministra-japonesa-a-visitar-eua-na-primavera#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes