Trump conversou com Maduro por telefone para marcar reunião

  • 28/11/2025

A chamada, na semana passada, incluiu o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e não resultou em planos concretos para o encontro, acrescentou o jornal nova-iorquino citando fontes anónimas, sem mais detalhes sobre o que foi discutido entre os dois líderes.

 

A conversa ocorreu "dias antes" de o Departamento de Estado designar como terrorista, na segunda-feira, o chamado Cartel dos Sóis, associado à liderança do regime da Venezuela, que rejeita a ligação.

Nem o Governo dos Estados Unidos, nem o da Venezuela comentaram até agora a notícia sobre a alegada chamada, embora também não a tenham negado.

A conversa é divulgada um dia depois do aviso de Trump de que as Forças Armadas "começarão muito em breve" a deter os "traficantes de droga da Venezuela" por terra, após as operações no mar, nas quais bombardearam mais de 20 lanchas e mataram mais de 80 pessoas.

 "Começaremos a detê-los por terra. Além disso, por terra é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve. Avisámo-los para que deixem de enviar veneno para o nosso país", afirmou Trump numa chamada no dia de Ação de Graças com militares.

Apesar deste aviso, Trump indicou na terça-feira que "poderia falar [com Maduro] para salvar muitas vidas".

Uma conversa que para Caracas, segundo o procurador-geral venezuelano, Tarek William Saab, seria "bem-vinda".

O anúncio das discussões com Maduro ocorre após relatos da imprensa norte-americana em outubro sobre supostas negociações que o Governo da Venezuela terá procurado com o governo Trump.

O jornal Miami Herald relatou que a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez, propôs a Washington liderar um governo de transição sem Maduro.

O The New York Times afirmou que Caracas ofereceu a Washington abrir às empresas norte-americanas a exploração do seu petróleo e ouro e redirecionar da China para a América do Norte as suas exportações de combustíveis.

A tensão tem vindo a crescer entre a Venezuela e os Estados Unidos, que desde 16 de novembro posicionaram nas Caraíbas o USS Gerald R. Ford, o seu maior porta-aviões, e na segunda-feira realizaram demonstrações de ataque com os seus aviões bombardeiros B-52H.

Leia Também: Trump suspende migração do "terceiro mundo"? UE reage com cautela

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2896648/trump-conversou-com-maduro-por-telefone-para-marcar-reuniao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes